IDOSO E TECNOLOGIA: APRENDIZAGEM E SOCIALIZAÇÃO COMO FATORES PROTETIVOS PARA UM ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL
Cláudia Cibele Bitdinger Cobalchini
Cobalchini, C. C. B.
Bruna Fernanda Alves
Alves, B. F.
Lucas Lauro Da Silva
Silva, L. L.
Thiago Bellei De Lima
Lima, T. B.
15/06/2020
162-167
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PSICOLOGIA: DESAFIOS, PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES - VOLUME 1
O envelhecimento é realidade mundial, assim como a tecnologia, relacionada à informatização e à internet, tem tomado espaço nas mais diversas relações cotidianas e na prestação de serviços. Através de uma revisão de literatura, o artigo teve como objetivo compreender como a tecnologia beneficia os idosos, e se ela é um fator protetivo de socialização para que ele possa manter contato com outras gerações. O envelhecimento é alvo ainda de representação pejorativa por parte de outros segmentos etários, ao mesmo tempo que tem se apresentado, em virtude do aumento de longevidade, uma oportunidade para ampliação de aprendizagens. E as universidades abertas para terceira idade, ao lado da necessidade de atualização para acesso a serviços, têm se configurado num espaço privilegiado para estimulação de processos cognitivos, atividades físicas e socialização. Na abordagem histórico cultural, na qual a mediação cultural e a interação social são motores do desenvolvimento, compreende-se a manutenção das situações de aprendizagem, assim como a socialização, fatores primordiais para o envelhecimento saudável. A aprendizagem de recursos por meio da informática ao mesmo tempo que insere o idoso no mundo digital, pela ampliação de conhecimento, também estimula seus processos cognitivos e promove mais interações sociais, com grupos, familiares. E a intergeracionalidade tem se apresentado como outra dimensão nutrida de modo a incentivar a aprendizagem e a inclusão social do idoso.
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