IDENTIFICAÇÃO DE TRANSTORNOS MENTAIS POR MEIO DE WINNIE-THE-POOH
Silvio De Almeida Junior
Almeida-Junior, S
Emanuella De Faria Vaz Coelho
Coelho, EFV
Lyandra Kristina Da Cruz Soares
Soares, LKC
Ana Rita Vilela Shitsuka
Shitsuka, ARV
Amanda De Oliveira Muguet
Muguet, AO
Eduarda Cristina Faria
Faria, EC
Eduarda Machado Reis
Reis, EM
Eveline Maria De Melo
Melo, EM
Fabíola Pansani Maniglia
Maniglia, FP
Ricardo Andrade Furtado
Furtado, RA
30/03/2024
118-131
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ESTUDOS E ESCRITA CIENTÍFICA MULTIDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS DA SAÚDE
A personificação de transtornos mentais na obra "As Aventuras do Ursinho Pooh" de Alan Alexander Milne, destaca-se a representação lúdica de transtornos na literatura infantil, evidenciando a possível influência das experiências do autor durante a Primeira Guerra Mundial. No desenvolvimento, os personagens são examinados individualmente, revelando associações com transtornos específicos, como o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) no Ursinho Pooh, Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) em Abel, e Transtorno de Ansiedade Generalizada em Piglet. A análise inclui também a representação de Transtorno de Ansiedade Social em Kanga e Transtorno do Espectro Autista em Guru. A discussão destaca a possível inspiração do autor em suas experiências pessoais e a presença de traços de Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT). Destaca-se a contribuição da neurociência para a compreensão dos transtornos, evidenciando a complexidade das vias neurobiológicas e neuroquímicas que influenciam o comportamento das personagens. Este estudo proporciona uma visão interdisciplinar das representações literárias dos transtornos mentais, enriquecendo a compreensão dessas condições na literatura e na ciência.
transtornos tentais, personificação, ursinho Pooh, neurociência, literatura infantil.
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