HUMANIZAÇÃO “PARA” SAÚDE: UMA ANÁLISE DAS PROPOSTAS CURRICULARES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS (UNIFAL-MG)

Code: 200700755
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Título

HUMANIZAÇÃO “PARA” SAÚDE: UMA ANÁLISE DAS PROPOSTAS CURRICULARES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS (UNIFAL-MG)

Autores(as):
  • Claudia Gomes

    Gomes, Claudia

  • Julia Oliveira Comonian

    Comonian, Julia Oliveira

  • Jaqueline Santos Barboza

    Barboza, Jaqueline Santos

DOI
10.37885/200700755
Publicado em

10/09/2020

Páginas

104-118

Capítulo

8

Resumo

Sabe-se que embora as premissas de humanização em saúde, sejam ações profissionais previstas por uma política nacional alinhada as demandas do Sistema Único de Saúde desenvolvidas a partir de pressupostos que buscam qualificar a atenção e promoção de saúde no Brasil, os desafios teóricos e metodológicos para a implantação das propostas são ainda latentes nos diferentes contextos do país. Entendendo que a formação acadêmica inicial é lócus central para o desvelamento das dificuldades e enfrentamentos dos desafios vividos pelos profissionais frente aos postulados humanizadores, este estudo, realizado a partir de uma análise documental dos currículos de formação inicial, lançou como objetivo caracterizar a inserção do tema humanização nos diferentes cursos da área da saúde da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Como resultados pode-se evidenciar que o tema quando presente nos recortes curriculares, se faz de forma periférica, ou seja distantes de outras disciplinas ou discussões, assim como é inserido de forma pouco expressiva, considerando-se a carga horária destinada para os debates sobre o tema, o que em nosso entender desfavorece um processo pleno de apropriação dos referenciais teóricos e metodológicos pelos acadêmicos, que impacta sobremaneira o desenvolvimento das práticas e ações posteriormente efetivadas no campo profissional.

Palavras-chave

currículo; educação superior; formação profissional; humanização.

Autor(a) Correspondente
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