HORTO ESCOLAR EM ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA E A VALORIZAÇÃO DA COMUNIDADE NA CONSTRUÇÃO DOS SABERES AGROECOLÓGICOS

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Título

HORTO ESCOLAR EM ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA E A VALORIZAÇÃO DA COMUNIDADE NA CONSTRUÇÃO DOS SABERES AGROECOLÓGICOS

Autores(as):
  • Paula Cristiane Trindade Gonçalves

  • Antônio Júlio Gonçalves

DOI
  • DOI
  • 10.37885/210303588
    Publicado em

    31/03/2021

    Páginas

    302-308

    Capítulo

    25

    Resumo

    Esta experiência foi baseada em observações, demonstração e construção de saberes entrea EFA’ Serra do Brigadeiro e a comunidade do entorno no município de Ervália-MG. Atravésde um relacionamento dinâmico entre escola e comunidade se foi estabelecido uma troca desaberes com as mulheres moradoras do local. Durante os diálogos foram identificados asplantas medicinais mais utilizadas pela comunidade, estas por sua vez, foram utilizadas naconstrução dos canteiros em formatos geométricos dentro das dependências da escola, umacolaboração significativa ao aprendizado prático dos alunos e também a comunidade, porfacilitar o acesso a uma diversidade de espécies vegetais de interesse medicinal e a valorizaçãodo conhecimento tradicional. Para a escola os resultados foram otimização de espaçosmais harmoniosos e estreitamento do relacionamento dos pais com a escola. Conclui-se queatravés desse método foi fortalecido o elo de desenvolvimento local, concebido como a junçãoentre educação, comunidade e ambiente, na construção de uma sociedade a valorizaras diversas formas de saber, isso é agroecologia, o movimento que gera saberes, movimentoque gera vida.

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    Palavras-chave

    troca de saberes; EFA's; agricultura familiar; Agroecologia

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