HORTA E POMAR AGROECOLÓGICO: PERSPECTIVAS E AVANÇOS NO COLÉGIO ESTADUAL SINÉSIO COSTA (CESC), RIACHO DE SANTANA, BAHIA

Code: 201102140
6
4
Título

HORTA E POMAR AGROECOLÓGICO: PERSPECTIVAS E AVANÇOS NO COLÉGIO ESTADUAL SINÉSIO COSTA (CESC), RIACHO DE SANTANA, BAHIA

Autores(as):
  • Antônio Domingos Moreira

    Moreira, Antônio Domingos

  • Ricardo Alexandre Castro

    Castro, Ricardo Alexandre

  • Arlete Ramos dos Santos

    Santos, Arlete Ramos dos

  • Adaildes de Oliveira Farias Laranjeira

    Laranjeira, Adaildes de Oliveira Farias

  • Bárbara Lourena de Sousa Santos Oliveira

    Oliveira, Bárbara Lourena de Sousa Santos

  • Elizângela Ferreira Souza Viana

    Viana, Elizângela Ferreira Souza

DOI
10.37885/201102140
Publicado em

02/02/2021

Páginas

295-307

Capítulo

20

Resumo

Resumo: A pesquisa apresentou ações e viabilidade de um projeto que foi implantado no início de setembro de 2015 até o final de 2018 no Colégio Estadual Sinésio da Costa (CESC) em Riacho de Santana – BA. A educação ambiental e comunitária pautada nos princípios da Educação em Agroecologia é ainda pouco explorada no Contexto das escolas públicas estaduais do estado da Bahia. Nesse sentido, o projeto teve como instrumento norteador os sistemas agroecológico e orgânico, com inserção recente no Projeto Político Pedagógico da escola e possibilitando maior participação da comunidade escolar, problematização e contextualização da temática, e propõe alternativas sustentáveis à oferta de alimentos saudáveis e produzidos em pequenos espaços. Além disso, o referido projeto esteve em consonância no Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável do Velho Chico, fomentou a capacitação em educação ambiental destinada ao público jovem, alunos e professores. E por fim, proposta teve como base articular e aprofundar com, os discentes, o debate acerca da horta e do pomar agroecológico no campo teórico e prático, bem como o resgate e o diálogo da ciência com os saberes tradicionais, sensibilizando-os sobre a ideia de que todas as pessoas podem contribuir para o aprimoramento de práticas voltadas para uma alimentação saudável e um ambiente sustentável para as presentes e futuras gerações.

Palavras-chave

Palavras-chave: Educação em Agroecologia; Educação Ambiental; Sustentabilidade;

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.