HORTA E GEOMETRIA: CONTRIBUIÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA DO CAMPO

Code: 201202423
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Título

HORTA E GEOMETRIA: CONTRIBUIÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA DO CAMPO

Autores(as):
  • Eldiamir Salete Trentin

    Trentin, Eldiamir Salete

  • Luciana Boemer Cesar Pereira

    Pereira, Luciana Boemer Cesar

DOI
10.37885/201202423
Publicado em

04/02/2021

Páginas

398-418

Capítulo

24

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar as contribuições de uma sequência de ensino contextualizada na horta geométrica em uma escola do campo, com suporte da Etnomatemática. A pesquisa ação educacional foi realizado na Escola Municipal Juscelino Kubitschek, comunidade do Rio Tuna, interior de Francisco Beltrão – Paraná – Brasil. Os sujeitos de pesquisa foram os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. A sequência de ensino foi desenvolvida em três etapas: organização das medidas dos canteiros; preparação métrica; plantio. A atividade proporcionou uma aprendizagem significativa, e não apenas um processo mecânico de cálculos Matemáticos. Ao elencar as atividades realizadas, conclui-se que a aplicação da sequência de ensino na escola do campo contribuiu para: promover o interesse maior dos educandos durante as aulas de Matemática relacionando teoria e prática; despertar o interesse dos educandos pela Matemática; desenvolver capacidades de pensar e raciocinar utilizando conceitos da geometria.

Palavras-chave

Etnomatemática; Ensino da Matemática; Horta Escolar; Geometria; Educação do Campo.

Autor(a) Correspondente
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