HISTÓRIA DOS CARTAZES: UM OLHAR SOBRE O PÔSTER DA COPA DO MUNDO FIFA NA RÚSSIA, EM 2018.

Code: 230914315
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Título

HISTÓRIA DOS CARTAZES: UM OLHAR SOBRE O PÔSTER DA COPA DO MUNDO FIFA NA RÚSSIA, EM 2018.

Autor(a):
  • Karen Cristina Kraemer Abreu

    Abreu, Karen Cristina Kraemer

DOI
10.37885/230914315
Publicado em

30/10/2023

Páginas

72-92

Capítulo

4

Resumo

Este trabalho se propõe a registrar parte da história da produção cartazista publicitária que circula em mais de 120 países ao observar aspectos da criação e do design gráfico do Cartaz da Copa do Mundo FIFA de Futebol da Edição 2018, realizada na Rússia. Analisar as produções publicitárias nos ajuda a compreender a sociedade e os modos de comunicação estabelecidos na contemporaneidade. Registrar os materiais publicitários desenvolvidos compõe o acervo da comunicação publicitária cartazista. Esta investigação segue a abordagem qualitativa e a técnica do estudo de caso. Para as análises utiliza-se referenciais da área da Publicidade e Propaganda dos autores: Fonseca (1990), Moles ( 1974) dentre outros e Willians (1995) e Chinen (2011) na área do design gráfico. Pode-se indicar como resultados a partir da análise efetuada que o cartaz, produzido para o maior evento de uma única modalidade esportiva, traz elementos do movimento Construtivismo Russo, do início do Século XX e que a mídia impressa cartaz está presente nos dias atuais, convivendo com outras mídias impressas, eletrônicas, digitais e alternativas, mantendo sua eficácia comercial e comunicativa.

Palavras-chave

Criação Publicitária; Cartazes da Copa do Mundo FIFA de Futebol; Copa da Rússia em 2018; História da Publicidade.

Autor(a) Correspondente
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