HISTÓRIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA NO BRASIL E CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES
Luciano Sant'ana Agne
Agne, Luciano Sant'ana
30/03/2024
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HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Este trabalho trata-se de um ensaio teórico sobre a história do ensino da matemática no Brasil e a sua relação com as principais concepções dos professores de matemática acerca do seu ensino. O texto é parte modificada e adaptada da tese de doutorado do autor. O objetivo deste trabalho é discutir as influências epistemológicas históricas das práticas pedagógicas dos professores de matemática. O texto apresenta a história do ensino de matemática no Brasil, as principais teorias filosóficas que fundamentam as concepções sobre a natureza do conhecimento matemático e, também, faz uma reflexão sobre as concepções de ensino dos professores de matemática. O trabalho conclui que a prática docente no ensino de matemática está impregnada de história e de teorias filosóficas que permeiam a prática cotidiana dos professores em sala de aula. E, também, que a Matemática é um elemento fundamental para a comunicação universal, uma ferramenta útil para modelar o mundo, sendo que, apenas transmitir seus conceitos aos alunos diminui a sua potencialidade.
Concepções de ensino, Concepções de Matemática, História do ensino de matemática.
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