HISTÓRIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA NO BRASIL E CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES

Code: 231215324
22
0
Título

HISTÓRIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA NO BRASIL E CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES

Autor(a):
  • Luciano Sant'ana Agne

    Agne, Luciano Sant'ana

DOI
10.37885/231215324
Publicado em

30/03/2024

Páginas

50-71

Capítulo

3

Resumo

Este trabalho trata-se de um ensaio teórico sobre a história do ensino da matemática no Brasil e a sua relação com as principais concepções dos professores de matemática acerca do seu ensino. O texto é parte modificada e adaptada da tese de doutorado do autor. O objetivo deste trabalho é discutir as influências epistemológicas históricas das práticas pedagógicas dos professores de matemática. O texto apresenta a história do ensino de matemática no Brasil, as principais teorias filosóficas que fundamentam as concepções sobre a natureza do conhecimento matemático e, também, faz uma reflexão sobre as concepções de ensino dos professores de matemática. O trabalho conclui que a prática docente no ensino de matemática está impregnada de história e de teorias filosóficas que permeiam a prática cotidiana dos professores em sala de aula. E, também, que a Matemática é um elemento fundamental para a comunicação universal, uma ferramenta útil para modelar o mundo, sendo que, apenas transmitir seus conceitos aos alunos diminui a sua potencialidade.

Palavras-chave

Concepções de ensino, Concepções de Matemática, História do ensino de matemática.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.