HABILIDADES SOCIAIS DE PAIS FRENTE AO COMPORTAMENTO INADEQUADO DOS FILHOS EM CONTEXTO ESCOLAR: REVISÃO SISTEMÁTICA

Code: 240215700
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Título

HABILIDADES SOCIAIS DE PAIS FRENTE AO COMPORTAMENTO INADEQUADO DOS FILHOS EM CONTEXTO ESCOLAR: REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores(as):
  • Lorena Bulian De Araujo

    De Araujo, Lorena Bulian

  • Janaína Silva

    Silva, Janaína

DOI
10.37885/240215700
Publicado em

01/03/2024

Páginas

89-110

Capítulo

5

Resumo

O presente artigo aborda sobre de que modo as habilidades sociais dos pais podem influenciar ou não nos problemas de comportamento dos filhos em contexto escolar e se são passíveis de intervenção. Objetivo: analisar a relação entre as habilidades sociais de pais e os comportamentos inadequados dos filhos em contexto formal. Métodos: pesquisa de natureza básica, exploratória e qualitativa, sendo uma revisão bibliográfica sistemática de artigos científicos buscados nas bases Google Acadêmico, Scielo, Lilacs e Pepsic. Resultados: as buscas resultaram em 7 artigos que foram examinados com relação ao ano, autoria, idioma, definição de HS e população-alvo. Conclusão: Os dados demonstraram que pais socialmente habilidosos possuem filhos com bom repertório de habilidades sociais, com competência social e sem indicativos de comportamentos inadequados, já pais de crianças com problemas de comportamento apresentam déficits em suas habilidades sociais, sendo possível intervir por meio do Treinamento de Habilidades Sociais.

Palavras-chave

Habilidades Sociais. Comportamento escolar inadequado. Treinamento de Habilidades Sociais. Treinamento de pais.

Autor(a) Correspondente
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