HABILIDADES SOCIAIS DE PAIS FRENTE AO COMPORTAMENTO INADEQUADO DOS FILHOS EM CONTEXTO ESCOLAR: REVISÃO SISTEMÁTICA
Lorena Bulian De Araujo
De Araujo, Lorena Bulian
Janaína Silva
Silva, Janaína
01/03/2024
89-110
5
PROCESSOS PSICOSSOCIAIS: EXPLORANDO IDENTIDADE, COMUNICAÇÃO, GÊNERO E RELAÇÕES HUMANAS
O presente artigo aborda sobre de que modo as habilidades sociais dos pais podem influenciar ou não nos problemas de comportamento dos filhos em contexto escolar e se são passíveis de intervenção. Objetivo: analisar a relação entre as habilidades sociais de pais e os comportamentos inadequados dos filhos em contexto formal. Métodos: pesquisa de natureza básica, exploratória e qualitativa, sendo uma revisão bibliográfica sistemática de artigos científicos buscados nas bases Google Acadêmico, Scielo, Lilacs e Pepsic. Resultados: as buscas resultaram em 7 artigos que foram examinados com relação ao ano, autoria, idioma, definição de HS e população-alvo. Conclusão: Os dados demonstraram que pais socialmente habilidosos possuem filhos com bom repertório de habilidades sociais, com competência social e sem indicativos de comportamentos inadequados, já pais de crianças com problemas de comportamento apresentam déficits em suas habilidades sociais, sendo possível intervir por meio do Treinamento de Habilidades Sociais.
Habilidades Sociais. Comportamento escolar inadequado. Treinamento de Habilidades Sociais. Treinamento de pais.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.