GYM2BEKIND – TREINO DE COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS EM FUTUROS PROFISSIONAIS DE SAÚDE MEDIADO POR JOGOS: TREINO DE COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS MEDIADO POR JOGOS

Code: 230713700
Downloads
18
Views
139
Compartilhe
Título

GYM2BEKIND – TREINO DE COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS EM FUTUROS PROFISSIONAIS DE SAÚDE MEDIADO POR JOGOS: TREINO DE COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS MEDIADO POR JOGOS

Autores(as):
  • Marlene Rosa

  • Emanuel Silva

  • Laura Naggiler

  • Micael Sousa

DOI
  • DOI
  • 10.37885/230713700
    Publicado em

    30/08/2023

    Páginas

    86-108

    Capítulo

    7

    Resumo

    O protocolo Gym2BeKind caracterizou as perspetivas pessoais dos estudantes de saúde sobre a sua experiência ao usar diferentes categorias de jogos modificados de forma a desenvolver competências transversais chave. Uma amostra de 45 estudantes de cursos de saúde participou no programa (10 sessões; 2 horas cada). Os jogos foram especialmente selecionados para desenvolver competências transversais chave na área da saúde, incluindo (i) gerar ideias e inovação, (ii) liderança, (iii) tomada de decisão, (iv) empatia, (v) comunicação e (vi) colaboração. O design do programa focou-se em manter bons níveis de diversão e motivação. Jogos como o Imagidice, That’s a Question e Fun Employed, por exemplo, foram eficazes na promoção da geração de ideias e inovação com uma predominância de respostas na classe ≥6. A tomada de decisão foi significativamente incentivada por jogos como o That’s a Question, Fun Employed, Imagidice. A empatia foi bem percecionada na maioria das opções de jogo (ex. Pandemic, Team 3, Lift it. Os jogos também mostraram eficácia variada na promoção da comunicação e colaboração (ex. Fun Employed, Pandemic). Foi identificado um equilíbrio ótimo entre o desenvolvimento de competências e diversão em diversos jogos, tais como Imagidice - geração de ideias; Happy Salmon – empatia; Lift it – comunicação; Passa o Desenho - colaboração. Estes resultados destacam o potencial dos jogos sérios enquanto metodologias de ensino-aprendizagem adaptadas ao desenvolvimento de competências transversais. Sugere-se a necessidade de pesquisas adicionais relacionadas, considerando a necessidade de analisar resultados a longo prazo e as suas implicações no desempenho dos estudantes em contexto clínico.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    competências transversais, ensino-aprendizagem em saúde, ensino superior, jogo sérios modernos.

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

    Este site utiliza cookies. Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Ao continuar você concorda com a nossa política de utilização de cookies.

    Continuar