GRUPOS REFLEXIVOS COM HOMENS AUTORES DE VIOLÊNCIA DE GÊNERO CONTRA AS MULHERES: A EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA APOIO DA POLÍCIA MILITAR DE MATO GROSSO (PMMT)

Code: 220709445
49
21
Título

GRUPOS REFLEXIVOS COM HOMENS AUTORES DE VIOLÊNCIA DE GÊNERO CONTRA AS MULHERES: A EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA APOIO DA POLÍCIA MILITAR DE MATO GROSSO (PMMT)

Autores(as):
  • Alessandro Vinicius De Paula

    Paula, Alessandro Vinicius

  • Miriã Bortolini Biazi

    Biazi, Miriã Bortolini

  • Luana Aparecida Xavier Ribeiro

    Ribeiro, Luana Aparecida Xavier

  • Emirella Perpétua Souza Martins

    Martins, Emirella Perpétua Souza

  • Ingrid Faria Gianordoli Nascimento

    Gianordoli Nascimento, Ingrid Faria

DOI
10.37885/220709445
Publicado em

27/08/2022

Páginas

93-110

Capítulo

7

Resumo

O presente relato apresenta a experiência piloto de intervenção profissional com grupos reflexivos e de autorresponsabilização com homens autores de violência de gênero contra as mulheres que foi desenvolvida no âmbito do Programa APOIO da Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT). O guia teórico metodológico empregado seguiu os aportes conceituais de gênero, que são fundamentais para a compreensão dos processos de construção da identidade humana e dos atos de violência contra as mulheres. O grupo ocorreu na cidade de Cuiabá/MT e teve como público-alvo homens policiais militares da PMMT autores de violência de gênero contra a mulher. A participação dos homens foi compulsória (via medida protetiva de urgência) e teve oito encontros semanais com duração de duas horas cada. Quanto a entrada de novos integrantes durante o processo de intervenção, empregou-se a modalidade de grupo fechado. Os encontros do grupo reflexivo foram temáticos e seguiram princípios norteadores como autorresponsabilização (aspecto legal, cultural e social); respeito a diversidade (discussão sobre gênero); equidade (observância à garantia dos direitos universais) e promoção e fortalecimento da cidadania. Após as intervenções, reflexões e discussões temáticas, percebemos nos relatos dos participantes que frequentaram o grupo, que a troca de experiências, as ações reflexivas produzidas durante o grupo, na perspectiva do enfrentamento às desigualdades de gênero, cooperam com o questionamento crítico da sociedade. A implementação de serviços que ofertem grupos reflexivos e de autorresponsabilização para homens autores de violência de gênero contra as mulheres podem viabilizar alterações nas estruturas sociais de gênero e violência, visto que potencializam os processos gerativos de mudança diante de um sistema patriarcal tradicional na nossa sociedade.

Palavras-chave

Homens Autores de Violência de Gênero, Grupos Reflexivos e de Autorresponsabilização, Programas de Intervenção com Homens, Lei Maria da Penha.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.