GRUPO REFLEXIVO DE HOMENS SOBRE REEDUCAÇÃO DE GÊNERO
Fernanda Matheus Estrela
Estrela, Fernanda Matheus
Tania Maria de Oliveira Moreira
Moreira, Tania Maria de Oliveira
Jaqueline Pedreira Rodrigues
Rodrigues, Jaqueline Pedreira
Thayssa Carvalho Souza
Souza, Thayssa Carvalho
Tania Christiane Ferreira Bispo
Bispo, Tania Christiane Ferreira
Elionara Teixeira Boa Sorte Fernandes
Fernandes, Elionara Teixeira Boa Sorte
Caroline Fernandes Soares e Soares
Soares, Caroline Fernandes Soares e
Emanuellle de Oliveira Moreira
Moreira, Emanuellle de Oliveira
Anderson Moreira Lima
Lima, Anderson Moreira
Priscila Araujo Grisi
Grisi, Priscila Araujo
Deliane Souza Santos
Santos, Deliane Souza
Eveline Huges do Nascimento
Nascimento, Eveline Huges do
Marcia Gomes Silva
Silva, Marcia Gomes
01/06/2021
137-147
9
Objetivo: Identificar as contribuições dos Grupos Reflexivos de homens sobre a reeducação de gênero. Método: Pesquisa ação realizada com 44 homens envolvidos em processo criminal, relacionado com violência conjugal, junto a 2ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher . Os dados coletados por meio dos 7 encontros provenientes dos grupos focais foram organizados e submetidos a Análise de Conteúdo de Bardin. Resultados e Discussão: Como forma de entender as construções sociais de gênero e sensibilizar homens autores de violência, foram propostas oficinas educativas, que abordaram temas como: “ser Homem” e o “ser Mulher” na qual foi observado predomínio do pensamento dominador de gênero, a oficina “Laços Familiares e Conjugais” mostrando que os participantes do estudo que vivenciaram a violência na infância e adolescência, naturalizaram esse fenômeno e tendem a reproduzir durante a vida adulta, inclusive na conjugalidade e pôr fim a oficina “Refletindo sobre as contribuições do Grupo Reflexivo” como forma de avaliar a metodologia, na qual foi percebida que a grande parte dos homens acham válidas as temáticas abordadas. Conclusão: Os grupos reflexivos de gênero mostraram-se importante ferramenta de intervenção e prevenção da violência conjugal, uma vez que, aborda temas que possibilitam a reflexão do homem transgressor acerca de sua conduta violenta.
Educação, Homens, Violência contra a mulher, Gênero.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.