GRUPO DE GESTANTES DE ALTO-RISCO COMOESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Lívia de Paulo Pereira
Pereira, Lívia de Paulo
Elaine Meireles Castro
Castro, Elaine Meireles
Francisca Liduina Cavalcante Alves
Alves, Francisca Liduina Cavalcante
Flávia Keli Rocha Souza
Souza, Flávia Keli Rocha
Maria Cleene Pereira de Sousa Lira
Lira, Maria Cleene Pereira de Sousa
Francisca Leonilda Sampaio Rodrigues
Rodrigues, Francisca Leonilda Sampaio
01/12/2021
349-361
26
Objetivo: Compreender a importância do grupo no processo de cuidado de enfermagem as gestantes de risco. Métodos: Estudo qualitativo, descritivo realizado na Maternidade Escola Assis Chateaubriand, de fevereiro a março/2017, através de grupos focais com 24 gestantes internadas. Dados submetidos à análise de conteúdo e as ideias relevantes dos discursos foram extraídas, formando categorias. Resultados: Construíram três categorias: Grupos interativos como espaço de vínculo e convivência, Estratégia educativa como abordagem das boas práticas do parto/nascimento, Repercussão da experiência do grupo no fortalecimento do vínculo entre equipe de saúde e gestante. Os grupos promovem partilha de experiência, aprendizado e reflexão sobre as possibilidades e limitações do processo saúde-doença, reduzindo a ansiedade e contribuindo para o empoderamento na tomada de decisões. Conclusão: As considerações das gestantes nortearam a equipe no desenvolvimento do grupo e efetivá-lo como espaço estratégico de cuidados, ampliação do conhecimento e relação de confiança, impactando na qualidade da assistência.
Gravidez de alto risco, Cuidados de enfermagem, Educação em saúde, Saúde da mulher.
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