GRUPO DE ESTUDOS CATARSE: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE NOVOS PESQUISADORES SOCIOCULTURAIS
Fabiana Leite De Souza
De Souza, Fabiana Leite
José De Souza Neto
NETO, José de Souza
Tiago Oliveira De Lima
LIMA. Tiago Oliveira
Adriana Rodrigues Do Nascimento Marquesi
MARQUESI, Adriana Rodrigues Do Nascimento
Marta Izabel Oliveira E Silva
SILVA, Marta Izabel de Oliveira
15/11/2023
64-86
5
Este estudo refere-se ao trabalho materializado pelo Grupo de estudos Catarse, desenvolvido com acadêmicos de diversos cursos da Universidade Do Estado De Mato Grosso-(UNEMAT), no campus de Sinop/MT. Teve-se por objetivo apreender como este grupo tem contribuído para a formação de sujeitos críticos, reflexivos e com autonomia. Para explicitar a empiria desse trabalho, fez-se a análise das atividades realizadas no curso “PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍITICA: Da práxis social a práxis educativa”, que foi produzido pelo Grupo Catarse. Ele ofertou uma certificação de quarente horas, para os vinte e cinco participantes. A metodologia dessa pesquisa qualitativa ancora-se no Materialismo Histórico-dialético, pois esta possibilitou aos pesquisadores apreenderem o objeto investigado em sua formação histórica, material e dialética. Os resultados citados neste trabalho são preliminares, eles evidenciam as dificuldades e aprendizagens iniciais, que os participantes do curso tiveram referente ao Materialismo Histórico-dialético e a Pedagogia Histórico Crítica. Essa base inicial os ajudou a problematizarem sobre a sua condição de sujeito sócio-histórico, o que é o trabalho como dimensão ontológica-cultural, as contradições existentes em nossa sociedade dividida em classes, o que é práxis educativa e práxis revolucionária, a relação dialética entre a teoria e a prática. Os primeiros passos para a inquietação, e busca pela formação filosófica-política, já se concretizou com os participantes do Grupo Catarse. Mas, este movimento de saída do senso comum para o senso filosófico não ocorre apenas em um plano puramente abstrato, mas, sim, no concreto da realidade objetiva. A formação do Grupo Catarse contribuiu, para os acadêmicos em formação na Universidade, tivesse mais uma possibilidade de se torna um pesquisador ou pesquisadora da realidade social e cultural.
Educação; Trabalho; Práxis.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.