GOVERNANÇA E GESTÃO ESCOLAR: PRINCÍPIOS E FERRAMENTAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA APLICADOS AO CONTEXTO EDUCACIONAL

Code: 200801170
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Título

GOVERNANÇA E GESTÃO ESCOLAR: PRINCÍPIOS E FERRAMENTAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA APLICADOS AO CONTEXTO EDUCACIONAL

Autores(as):
  • Antonio Jamerson Mendes da Rocha Côrtes

    Côrtes, Antonio Jamerson Mendes da Rocha

  • Elivaldo Serrão Custódio

    Custódio, Elivaldo Serrão

DOI
10.37885/200801170
Publicado em

19/10/2020

Páginas

336-348

Capítulo

21

Resumo

O presente artigo objetiva analisar a aplicabilidade dos princípios, técnicas e ferramentas da administração pública em um contexto educacional. Ao longo do texto, são levantados questionamentos como: que relação os princípios da administração pública precisam ter com a gestão educacional? O processo organizacional e seus subsistemas podem ser aproveitados neste contexto? Até que ponto o gestor escolar precisa entender de Administração Pública? Visando responder a essas e outras perguntas, o artigo passeia pela história da administração, verifica quais princípios, técnicas e práticas administrativas são de valia para o contexto educacional em suas diversas camadas, consulta a legislação aplicável a respeito da Gestão Pública, apresenta conceitos e os correlaciona. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, a qual proporcionou uma reflexão acerca da inserção das práticas administrativas no contexto escolar. Os resultados revelam que o gestor, mais do que adotar estratégias administrativas, visando a eficiência e o aperfeiçoamento das técnicas educacionais, precisa prezar pela gestão participativa no sentido de alcançar índices de efetividade ao seu maior cliente: o interesse público.

Palavras-chave

Administração Pública. Gestão Escolar. Educação. Princípios. Processos.

Autor(a) Correspondente
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