GESTÃO UNIVERSITÁRIA E OS DESAFIOS DA PANDEMIA: A MIGRAÇÃO DO ENSINO PRESENCIAL PARA O REMOTO EM UMA IES DO INTERIOR PAULISTA

Code: 230312535
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Título

GESTÃO UNIVERSITÁRIA E OS DESAFIOS DA PANDEMIA: A MIGRAÇÃO DO ENSINO PRESENCIAL PARA O REMOTO EM UMA IES DO INTERIOR PAULISTA

Autores(as):
  • José Munhoz Fernandes

    Fernandes, J. M.

  • Maria Teresa Miceli Kerbauy

    Kerbauy, M. T. M.

DOI
10.37885/230312535
Publicado em

30/05/2023

Páginas

58-74

Capítulo

4

Resumo

Esta pesquisa descreve e analisa de forma breve, as ações da gestão universitária de uma IES e as percepções dos discentes de um de seus cursos, em relação a migração do ensino presencial para o remoto emergencial, disrupção esta imposta pelo cenário de pandemia provocado pela COVID 19 no ano de 2020. De abordagem predominantemente qualitativa e classificada como descritiva, utilizamos em seu delineamento a combinação de duas técnicas de coleta de dados: a documental e o levantamento, este realizado em dois momentos do cenário pandêmico. Os resultados encontrados demonstram que no aspecto gestão universitária, a IES agiu de forma rápida, proporcionando estrutura e capacitação necessária a todos os atores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, de maneira que a migração ocorresse em poucos dias. Em relação a percepção discente, estes relataram que é a primeira experiência com aulas remotas; não sentem dificuldades no formato, acesso e operação das plataformas; assistem as aulas de suas residências na forma síncrona; utilizam-se de PC ou Notebook e preferem que a duração das aulas remotas seja a mesma das presenciais. Como apoio didático às aulas remotas, a maioria dos discentes pesquisados se utiliza dos slides e textos postados antecipadamente pelos professores, revendo eventualmente as aulas que também são gravadas e disponibilizadas pela IES em uma plataforma própria. Sobre a condução das aulas no formato remoto por parte dos docentes, perceberam uma melhora ao longo do tempo, mas destacam que os professores poderiam melhorar ainda mais.

Palavras-chave

Pandemia, Gestão universitária, Disrupção, Ensino remoto emergencial, Discentes.

Autor(a) Correspondente
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