GESTÃO PEDAGÓGICA NA EJA: CAMINHOS E DESCAMINHOS DA PRÁTICA
GESTÃO PEDAGÓGICA NA EJA: CAMINHOS E DESCAMINHOS DA PRÁTICA
Daniel Amaral Barros Souza
Antônio Amorim
08/12/2020
257-269
18
Esta pesquisa traz como questão central qual a importância da coordenação Pedagógica em escolas que ofertam a Educação de Jovens e Adultos? e como objetivo geral: compreender a atuação da coordenação pedagógica na Educação de Jovens e Adultos, refletindo as possibilidades e dificuldades encontradas em sua prática. Apresenta como percurso metodológico a abordagem qualiquantitativa, pesquisa participante e como instrumentos a entrevista semiestruturada, observação participante e rodas de conversa. Para a discussão e fundamentação teórica foi trazido Libâneo (2015), Placco (2010), Campos (2014), Souza (2010), Salvador (2012) e Quirino (2015). Os principais resultados apontaram que os profissionais que atuam na EJA, professores e Coordenadores, compreendem a importância da Coordenação Pedagógica e suas atribuições, bem como apontaram desafios estruturais, de rotina e sociais que enfrentam em sua prática.
Ler mais...Gestão Pedagógica; Educação de Jovens e Adultos; Coordenador Pedagógico.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.