GESTÃO ESTRATÉGICA DE POLÍTICAS PÚBLICAS: DINAMIZAÇÃO AGROECOLÓGICA EM TERRITÓRIOS DE REFORMA AGRÁRIA E AGRICULTURA URBANA NA REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS/ SP

Code: 220508982
6
4
Título

GESTÃO ESTRATÉGICA DE POLÍTICAS PÚBLICAS: DINAMIZAÇÃO AGROECOLÓGICA EM TERRITÓRIOS DE REFORMA AGRÁRIA E AGRICULTURA URBANA NA REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS/ SP

Autor(a):
  • Erika Batista

    Batista, Erika

DOI
10.37885/220508982
Publicado em

30/07/2022

Páginas

93-118

Capítulo

8

Resumo

As estratégias de formação em agroecologia não se dão de forma homogênea e linear no campo das instituições de ensino superior e educação básica, o que juntamente às características dos territórios e seus sujeitos e dos atores do poder público governamental e institucional também apresenta especificidades. Este capítulo apresenta uma análise comparativa destas estratégias a partir de dois territórios: o primeiro de reforma agrária, com pesquisa e formação em agroecologia via extensão já realizada pelo IFSP, e o segundo, de agricultura urbana, com pesquisa em andamento sobre a institucionalização da formação em agroecologia no âmbito da EJA pelo IFSP e prefeitura municipal, ambos na região metropolitana de Campinas/SP. O objetivo geral é o de demonstrar como as características dos territórios e dos atores sociais envolvidos nos projetos configuram modelos de gestão distintos e demandam uma perspectiva mais estratégica em relação às políticas públicas que abrigam as ações de formação para dinamização agroecológica. A suposição inicial é de que tais modelos avançam ou retrocedem na execução das propostas em função das posições institucional e política dos sujeitos do território e atores do poder público na medida da autonomia que possuem diante dos instrumentos jurídicos balizadores das políticas de formação. Os resultados permitem apontar como as estratégias de gestão social características da organicidade de alguns territórios de reforma agrária podem ser articuladas ao campo da gestão governamental para dinamização agroecológica em territórios de agricultura urbana mediados pelo poder público local a partir da perspectiva de uma gestão estratégica de políticas públicas orientada para a ocupação emancipada destes territórios pelos sujeitos que deles fazem parte.

Palavras-chave

Gestão estratégica, Políticas públicas, Educação profissional e tecnológica, Educação de jovens e adultos, Agroecologia.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.