GESTÃO ESCOLAR: FORMAÇÃO DOCENTE PARA AS PRÁTICAS INCLUSIVAS

Code: 230613472
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Título

GESTÃO ESCOLAR: FORMAÇÃO DOCENTE PARA AS PRÁTICAS INCLUSIVAS

Autores(as):
  • Silvia Regina Sênos Demarco

    Demarco, Silvia R. S.

  • Susan Kratochwill

    Kratochwill, Susan

DOI
10.37885/230613472
Publicado em

31/08/2023

Páginas

40-59

Capítulo

3

Resumo

Ainda que num contexto controverso da educação, a educação inclusiva é garantida por lei para que todas as pessoas com necessidades especiais sejam aceitas na escola e reconhecidas por suas características individuais. Como objetivo geral de pesquisa, buscamos analisar a gestão de práticas inclusivas nas escolas. Para tal, apresentamos o conceito de gestão escolar e escola inclusiva; apontamos estratégias gestoras para a capacitação docente para as práticas inclusivas e discutimos possíveis planos de ação gestoras para a interação da comunidade escolar, ensino e materiais apropriados para a Inclusão de alunos. Como procedimento metodológico, usamos a pesquisa qualitativa, bibliográfica, para compreender a significação das motivações, interesses, valores, crenças e comportamentos, os quais configuram para além de uma simples investigação, uma relação de profundidade. As reflexões analisadas apontaram para a importância de transformar a realidade atual frente à inclusão escolar, propondo ações coletivas para a sua implementação, assim como políticas públicas que atendam às necessidades dos portadores de necessidades especiais. Cabe a equipe gestora mediar um diálogo permanente, ao articular saberes em suas diversidades, proporcionar vivências significativas para a formação integral do indivíduo. Sem esgotar a discussão, verificamos que o papel do gestor democrático tem a essência de revigorar o processo de inclusão reforcem o apoio a todo o processo da comunidade acadêmica.

Palavras-chave

Gestão escolar, docência, inclusão.

Autor(a) Correspondente
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