GESTÃO ESCOLAR: DIFICULDADES E DESAFIOS NO OFERECIMENTO DO ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA
Luciano da Silva Cruz
Cruz, Luciano Da Silva
Lidia Boaventura Pimenta
Pimenta, Lidia Boaventura
Caroline Tourinho Matos
Matos, Caroline Tourinho
29/12/2022
1194-1202
88
O presente trabalho traz como objetivo uma reflexão quanto à viabilidade e efetividade da educação mediada por tecnologia para as crianças e adolescentes inseridas numa instituição municipal de ensino fundamental do município de Serra Preta - Bahia. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, sob natureza descritiva, utilizando-se de instrumentos de pesquisas bibliográfica e documental. A partir da realidade pela qual o Brasil está passando provocada pela Covid-19, doença contagiosa causada pelo coronavírus, fez surgir a necessidade de ações inovadoras e flexíveis por parte da gestão escolar no intuito de garantir a acessibilidade e qualidade da educação prestada, já que tal situação tem obrigado as pessoas a ficarem em isolamento social. E é nesse cenário complexo e em alguns momentos caóticos, que muitas preocupações despontam, principalmente quanto à inclusão das tecnologias como ferramenta de substituição às aulas presenciais, como ação emergencial, o denominado ensino remoto. Tal apreensão, se dar em razão da heterogeneidade das realidades dos alunos envolvidos. Nessa linha, busca-se evitar, por exemplo, uma análise “fria” das propostas sobre ensino remoto, que, em geral, se concentram em comparar “aulas online” com “aulas presenciais”, enquanto que, no contexto atual, a questão é, sobretudo, uma discussão entre “qualidade e acessibilidade às aulas online” e a “não realização de aulas”, ou seja, o que seria menos impactante para os discentes. Nesse sentido, os autores sugerem que a não realização das aulas, sob o argumento de que não é possível chegar a todos com homogeneidade, poderá acentuar as desigualdades resultantes dessa situação de excepcionalidade.
Gestão escolar, Pandemia, Ensino remoto.
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