GESTÃO EM SALA DE AULA: UMA ANÁLISE SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Code: 230513143
4
0
Título

GESTÃO EM SALA DE AULA: UMA ANÁLISE SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores(as):
  • Júlio César Melo De Moraes

    Moraes, Júlio César Melo de

  • Myrian Abecassis Faber

    Faber, Myrian Abecassis

DOI
10.37885/230513143
Publicado em

30/06/2023

Páginas

136-154

Capítulo

9

Resumo

Objetivo: Investigar a relevância da gestão da sala de aula, nos cursos de formação continuada, na visão dos docentes de Educação Física da Rede Municipal de Educação de Jacareí – SP. Métodos: Foi um estudo de caso com abordagem mista, de natureza aplicada realizado de maneira exploratória e descritiva que aplicou questionários com perguntas abertas e fechadas, a 34 professores de Educação Física (26 experientes e 8 profissionais inexperientes) atuantes no Ensino Fundamental I, nas 29 escolas da Secretaria Municipal de Educação de Jacareí – SP; aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) com o Parecer N° 5.634.016. Resultados: Questionados sobre suas participações anuais em Palestras, Oficinas, Seminários, Congressos tendo a gestão da sala de aula como tema, os resultados mostraram que os 08 inexperientes, 01 (12%) respondeu nenhuma, 03 (39%) disseram ter feito aperfeiçoamento, 02 (25%) participaram de oficinas, 01(12%) palestras e 01 (12%) seminário. Dos 26 experientes, 02 (8%) responderam não ter participado de nenhuma, 06 (23%) fizeram aperfeiçoamento, 06 (23%) participaram de oficinas, 10 (38%) de palestras e 02 (8%) de seminários. Conclusão: Constatou-se pouco interesse sobre o gerenciamento de sala de aula na formação continuada de professores, carência sobre o conhecimento específico e prático de gestão da sala de aula na formação continuada de professores das escolas municipais de Jacareí-SP. A aquisição insuficiente do conhecimento teórico-prático da gestão da sala de aula incapacitou tanto os professores experientes quanto os inexperientes da área Educação Física a gerenciarem seus alunos e suas salas de aula de forma apropriada, pois a capacitação dos professores reflete na qualidade da formação dos estudantes.

Palavras-chave

Gestão em sala de aula, Professores de Educação Física, Formação continuada.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.