GESTÃO EFICIENTE DE ATIVOS DE SOFTWARE: DESENVOLVIMENTO E APRIMORAMENTO NO CONTEXTO DO TCE-MT

Code: 231115017
Downloads
4
Views
0
Compartilhe
Título

GESTÃO EFICIENTE DE ATIVOS DE SOFTWARE: DESENVOLVIMENTO E APRIMORAMENTO NO CONTEXTO DO TCE-MT

Autores(as):
  • Adriano Colombo

  • Vanice Canuto Cunha

  • Saulo Roberto Sodré Reis

  • Marcio De Almeida Ribeiro

  • Joyce Aline De Oliveira Marins

  • Alexandre Magno De Melo Faria

DOI
  • DOI
  • 10.37885/231115017
    Publicado em

    30/12/2023

    Páginas

    103-127

    Capítulo

    6

    Resumo

    Este capítulo aborda a importância do gerenciamento adequado dos ativos de software, como licenças e contratos de Tecnologia da Informação (TI) para organizações públicas, em especial, o setor de tecnologia da informação. O acompanhamento e controle eficientes desses ativos são fundamentais para evitar riscos e desperdícios de recursos. O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) reconhece essa importância e tem buscado soluções e melhorias no desenvolvimento de seus sistemas computacionais, visando atender de forma eficiente e transparente à nossa sociedade. Nesse contexto, este capítulo tem como objetivo descrever o desenvolvimento de software para gerenciamento de ativos de TI, em específico dos contratos e licenças ativos de software do TCE-MT. Além disso, busca-se preparar o ambiente para o futuro aprimoramento da ferramenta computacional para a gestão dos ativos de contratos e licenças da organização. Espera-se que este estudo contribua para a otimização dos processos de gestão de ativos no TCE-MT, fornecendo orientações e práticas que favoreçam o processo de aquisição, renovação e gerenciamento desses ativos. Os resultados sugerem que a implementação de uma ferramenta específica pode trazer benefícios como garantia de segurança e controle de qualidade neste tipo de processo, reduzindo erros e melhorando a continuação dos serviços e ativos de software.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    gestão de ativos de software, licenças de software, contratos de TI, melhores práticas, normas, Tribunal de Contas, ferramenta computacional.

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.