GESTÃO DO CONHECIMENTO E SUA PRÁTICA APLICADA NABASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Reinaldo Repinasi dos Santos
Santos, Reinaldo Repinasi dos
Vânia Luzia Tiedt Torres
Torres, Vânia Luzia Tiedt
Letícia Fleig Dal Forno
Dal Forno, Letícia Fleig
26/02/2022
206-217
16
EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE: TENSÕES E DESAFIOS - VOLUME 2
Este trabalho objetiva estabelecer relação entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Gestão do Conhecimento no que se refere às suas práticas. Desta forma será elaborada uma reflexão sobre as competências instituídas pela BNCC para a educação básica e quais práticas da Gestão do Conhecimento podem ser utilizadas no intuito de favorecer a aplicabilidade de tais competências. Quanto a metodologia, trata-se de uma pesquisa de natureza básica, realizada por meio de estudo bibliográfico e de abordagem qualitativa, com objetivo descritivo – exploratório com delineamento em estabelecer relação entre a BNC e as Práticas da Gestão do Conhecimento. Com a pesquisa de estudo bibliográfico e a análise das práticas de gestão do conhecimento e das competências descritas na BNCC tornou-se possível verificar que no contexto escolar a aplicação de ações que promovam compartilhamento, socialização e criação do conhecimento são estratégias para uma melhor atuação profissional quanto ao processo de ensino, e quanto a promoção de um ambiente colaborativo.
Práticas de Gestão do Conhecimento, Educação, Competências, Desenvolvimento pedagógico
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.