GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA

Code: 220207555
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Título

GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA

Autores(as):
  • Reni Aparecido Norberto Pinto

  • Paulo Cesar Cedran

DOI
  • DOI
  • 10.37885/220207555
    Publicado em

    26/02/2022

    Páginas

    165-177

    Capítulo

    13

    Resumo

    Vivemos num país democrático onde o povo elege seus representantes por meio de votos, na qual temos o direito de ir vir, a liberdade de expressão e comunicação de suas ideias construtivistas. Está democracia é alvo de constante discussão e reflexões para articular-se de forma ampla dentro das instituições, entre as instituições a escola espere constantemente pela democratização em sua prática pedagógica. Refletindo nesta colocação, o presente artigo teve como objetivo aprofundar o conhecimento quanto à gestão democrática na educação pública brasileira, repercutidos através das análises detalhadas dos estudos bibliográficos já publicados sobre o tema. Trazendo como norteamento a construção da democracia, as exigências do caráter democrático da gestão escolar, e principalmente se os ambientes escolares cumprem a função educativa democratizada. O presente artigo constitui de um levantamento bibliográfico exploratório sobre a gestão democrática, assim como sua aplicabilidade nos ambientes escolares. Para darmos embasamentos, este estudo consistiu numa revisão da literatura especializada, mediante a busca eletrônica de artigos indexados nas seguintes bases de dados: SCIELO, BIREME, CAPES e MedLine, Google Acadêmico, bem como em banco de dados de universidades, com o emprego de unitermos que possam remeter a publicações que tratem de assunto pertinentes ao “Gestão Democrática na Educação Pública Brasileira”. Entre os principais resultados encontrados, denotamos que a busca por melhoria da qualidade da educação exige medidas não só no campo do ingresso e da permanência, mas também que possam reverter a situação de baixa qualidade da aprendizagem na educação básica, o que pressupõe, por um lado, identificar os condicionantes da política de gestão e, por outro, refletir sobre a construção de estratégias de mudança do quadro atual. Acreditando que uma pedagogia livre reflexiva poderá alcançar democratização das nossas ações e atitudes em sociedade.

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    Palavras-chave

    Aprendizagem da autonomia, Pedagogia construtivista, Democratização, Gestão democrática, Ambiente escolar.

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