GESTÃO DE DESIGN: UMA MUDANÇA DE PARADIGMA DA GESTÃO TRADICIONAL NEGÓCIOS PARA GESTÃO GUIADA PELO DESIGN

Code: 220207691
8
7
Título

GESTÃO DE DESIGN: UMA MUDANÇA DE PARADIGMA DA GESTÃO TRADICIONAL NEGÓCIOS PARA GESTÃO GUIADA PELO DESIGN

Autores(as):
  • Antônio Roberto Miranda de Oliveira

    Oliveira, António R.

  • Amilton Jose Vieira Arruda

    Arruda, Amilton Jose Vieira

DOI
10.37885/220207691
Publicado em

31/03/2022

Páginas

1111-1125

Capítulo

83

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH II

Resumo

As mudanças políticas, sociais e culturais, no cenário brasileiro, fizeram-se sentir no âmbito da gestão empresarial. Uma nova forma de administrar e fazer negócios, mostrou-se necessária. Advinda pelo design estratégico uma nova maneira de gestão de negócios guiada pelo design, estabelece um novo modelo de gestão e aponta inovações para o avanço da competitividade.Diante dessa nova realidade, principalmente, do atual cenário econômico, para atender às necessidades fundamentais, as empresas estão passando por enormes mudanças de cultura organizacional. Através das ferramentas do design, essa contribuição funciona para um melhor crescimento e evolução permanente destas organizações.Este artigo tem a finalidade de apontar essa construção impactante, sustentável e inovadora que faz com que o design seja a fonte de fomento para se estabelecer uma nova cultura de negócios baseada na inovação.Portanto, abordar a real necessidade de mudança de paradigma da gestão do negócio tradicional, que visa o lucro imediato, para uma nova abordagem, à guiada pelo design. Devido ao seu caráter multidisciplinar, compreensão da realidade, e das constantes experimentações, fazem do design uma ferramenta indispensável para os novos modelos de organizações.Em épocas anteriores, um empresário ou gestor poderiam ser considerados bem informados se soubessem resolver problemas de produção, de finanças, de desenvolvimento, vendas, marketing e relações trabalhistas. Hoje isso não é mais suficiente. A inovação deixou de ser um caso excepcional para se tornar algo incorporado dentro da empresa com intuito permanente de demonstrar que os novos paradigmas se voltam para uma gestão guiada pelo design.

Palavras-chave

Gestão do Design, Empreendedorismo, Design estratégico.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.