GESTÃO DA SALA DE AULA: UMA ANÁLISE SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA SOB A ÓTICA DOS PROFISSIONAIS DA PEDAGOGIA

Code: 230713711
5
2
Título

GESTÃO DA SALA DE AULA: UMA ANÁLISE SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA SOB A ÓTICA DOS PROFISSIONAIS DA PEDAGOGIA

Autores(as):
  • Júlio César Melo De Moraes

    Moraes, Júlio César Melo de

  • Myrian Abecassis Faber

    Faber, Myrian Abecassis

DOI
10.37885/230713711
Publicado em

31/08/2023

Páginas

21-39

Capítulo

2

Resumo

Objetivo: Averiguar a relevância da gestão da sala de aula, nos cursos de formação continuada, na visão dos professores regentes da sala da Rede Municipal de Educação de Jacareí – SP. Métodos: Foi um estudo de caso com abordagem mista, de natureza aplicada realizado de maneira exploratória e descritiva que aplicou questionários com perguntas abertas e fechadas, a 96 docentes de Pedagogia (85 experientes e 11 profissionais inexperientes) atuantes no Ensino Fundamental I, nas 29 escolas da Secretaria Municipal de Educação de Jacareí – SP; aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) com o Parecer N° 5.634.016. Resultados: Questionados sobre suas participações anuais em Palestras, Oficinas, Seminários, Congressos tendo a gestão da sala de aula como tema, os resultados mostraram que dos 11 inexperientes, 01 (9%) respondeu nenhuma, 05 (46%) disseram ter feito aperfeiçoamento, 02 (18%) participaram de oficinas, 03 (27%) palestras. Dos 85 experientes, 04 (5%) responderam não ter participado de nenhuma, 21 (25%) fizeram aperfeiçoamento, 24 (28%) participaram de oficinas, 29 (34%) de palestras, 05 (6%) de seminários e 02 (2%) congressos. Conclusão: O conhecimento específico e prático de gestão da sala de aula na formação continuada de professores das escolas municipais de Jacareí-SP revelou-se insuficientes para gerir uma sala de aula.

Palavras-chave

Gestão em sala de aula, Pedagogos, Formação continuada.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.