GESTÃO DA QUALIDADE: AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES SOBRE OS PROGRAMAS DE QUALIDADE EM UMA EMPRESA AÉREA

Code: 200901243
16
11
Título

GESTÃO DA QUALIDADE: AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES SOBRE OS PROGRAMAS DE QUALIDADE EM UMA EMPRESA AÉREA

Autores(as):
  • Almstrong Tiago dos Santos

    Santos, Almstrong Tiago dos

  • Diana Della Méa da Silva

    Silva, Diana Della Méa da

  • Thalles Vargas de Vargas

    Vargas, Thalles Vargas de

  • Steffani Nikoli Dapper

    Dapper, Steffani Nikoli

  • Lidiane Bessestil da Silva

    Silva, Lidiane Bessestil da

DOI
10.37885/200901243
Publicado em

19/10/2020

Páginas

292-305

Capítulo

18

Resumo

A utilização de certificações por parte das organizações, é considerada uma ferramentafacilitadora na demonstração do comprometimento desta perante seus stakeholders, e como asorganizações atuais são cada vez mais pressionadas a executarem mais com menos visando amáxima eficiência, a busca pela padronização de seus processos e operações, é observadacomo oportunidade pelas organizações, ademais os requisitos normatizadores são umarealidade para as empresas brasileiras. Frente aos colaboradores gera a dúvida se estescompreendem a importância de se trabalhar em uma empresa certificada e com processosdevidamente estabelecidos. Desta forma, este trabalho teve como objetivo investigar o nívelde percepção de um grupo de colaboradores analisados sobre a gestão da qualidade em umaorganização do setor aéreo nacional. O questionário aplicado foi segmentado em perguntasque primeiramente avaliaram se o colaborador entende o que é uma certificação e qual é acertificação da empresa na qual trabalha e a sua importância competitiva. Em seguida foramrealizadas perguntas conceituais sobre o sistema de gestão da qualidade, para assim entendercomo é a percepção dos colaboradores referente ao conceito de qualidade, sua influência nonegócio e quem são seus clientes. Conclui-se por meio destas informações, que existemlacunas entre o entendimento dos colaboradores e o significado dos programas de qualidade,com isso sugere-se a adoção de um plano de ação para garantir que todos os colaboradorestenham os conceitos bem definidos, sedimentados e compreendidos, tornando-se estesalavancadores do potencial competitivo da organização.

Palavras-chave

Gestão da qualidade. Percepção dos colaboradores. NBR ISO 9001:2015. IOSA

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.