GESTÃO DA QUALIDADE: AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES SOBRE OS PROGRAMAS DE QUALIDADE EM UMA EMPRESA AÉREA
Almstrong Tiago dos Santos
Santos, Almstrong Tiago dos
Diana Della Méa da Silva
Silva, Diana Della Méa da
Thalles Vargas de Vargas
Vargas, Thalles Vargas de
Steffani Nikoli Dapper
Dapper, Steffani Nikoli
Lidiane Bessestil da Silva
Silva, Lidiane Bessestil da
19/10/2020
292-305
18
ADMINISTRAÇÃO: PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO E SUAS TENDÊNCIAS
A utilização de certificações por parte das organizações, é considerada uma ferramentafacilitadora na demonstração do comprometimento desta perante seus stakeholders, e como asorganizações atuais são cada vez mais pressionadas a executarem mais com menos visando amáxima eficiência, a busca pela padronização de seus processos e operações, é observadacomo oportunidade pelas organizações, ademais os requisitos normatizadores são umarealidade para as empresas brasileiras. Frente aos colaboradores gera a dúvida se estescompreendem a importância de se trabalhar em uma empresa certificada e com processosdevidamente estabelecidos. Desta forma, este trabalho teve como objetivo investigar o nívelde percepção de um grupo de colaboradores analisados sobre a gestão da qualidade em umaorganização do setor aéreo nacional. O questionário aplicado foi segmentado em perguntasque primeiramente avaliaram se o colaborador entende o que é uma certificação e qual é acertificação da empresa na qual trabalha e a sua importância competitiva. Em seguida foramrealizadas perguntas conceituais sobre o sistema de gestão da qualidade, para assim entendercomo é a percepção dos colaboradores referente ao conceito de qualidade, sua influência nonegócio e quem são seus clientes. Conclui-se por meio destas informações, que existemlacunas entre o entendimento dos colaboradores e o significado dos programas de qualidade,com isso sugere-se a adoção de um plano de ação para garantir que todos os colaboradorestenham os conceitos bem definidos, sedimentados e compreendidos, tornando-se estesalavancadores do potencial competitivo da organização.
Gestão da qualidade. Percepção dos colaboradores. NBR ISO 9001:2015. IOSA
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.