GESTANTES NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: REFLEXÃO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Débora Ligia Amorim de Souza
Souza, Débora Ligia Amorim de
Tatiane Castro de Paula
Paula, Tatiane Castro de
Tânia Cristina Bassani Cecílo
Cecílo, Tânia Cristina Bassani
Felipe Lovaglio Belozo
Belozo, Felipe Lovaglio
Thiago Augusto Costa Oliveira
Oliveira, Thiago Augusto Costa
14/01/2021
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O índice de adolescentes grávidas tem aumentado substancialmente e tem refletido nas condutas das aulas, principalmente de Educação Física. Estudos mostram a importância da prática de atividade física durante a gestação e demonstram que as aulas de educação física podem ser o único acesso à atividade física destas meninas. Assim o objetivo deste estudo foi analisar possíveis dificuldades e limitações enfrentadas pelos professores durante as aulas com alunas gestantes do ensino fundamental II ao ensino médio. Diante dessa realidade, podemos concluir que a gravidez na adolescência tem sido uma questão que merece mais atenção por parte dos professores de Educação Física, pois estes profissionais têm limitado sua prática profissional a emissão de dispensas ao invés de elaborar planos de intervenção. Percebe-se que se trata de uma questão de saúde pública e educacional, que se constitui em um amplo campo para fomentar o debate sobre a formação dos professores e a inclusão social das mulheres nas escolas.
Gestação na adolescência; Inclusão de mulheres, Educação Física; Gravidez na escola.
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