GENÔMICA NUTRICIONAL: DO ENSINO PRESENCIAL AO REMOTO, QUAL A MELHOR ESTRATÉGIA PARA O APRENDIZADO?

Code: 230312261
8
0
Título

GENÔMICA NUTRICIONAL: DO ENSINO PRESENCIAL AO REMOTO, QUAL A MELHOR ESTRATÉGIA PARA O APRENDIZADO?

Autores(as):
  • Rafaela Gonçalves Ribeiro Lucas

    LUCAS, R. G. R

  • Augusto Schneider

    SCHNEIDER, A.

DOI
10.37885/230312261
Publicado em

31/03/2023

Páginas

253-262

Capítulo

20

Resumo

Objetivo: No ano de 2019 uma grave doença viral foi descoberta, cujo agente etiológico, chamado o novo Coronavírus (SARS-CoV-2), estabelecendo um novo modo de vida ao redor do mundo. As instituições foram impactadas nesse contexto, e todos os envolvidos na cadeia de ensino-aprendizagem, assim promovendo a busca para garantir estratégias para viabilizar a retomada do ensino e assegurar a continuidade das atividades acadêmicas. Desta forma, a disciplina de Genômica Nutricional, também necessitou ser revisada e adaptada para tal contexto. Métodos: Este estudo propõe a realização de um comparativo avaliando o ensino presencial no período anterior a pandemia e após a nova ordem instaurada pela COVID-19 no ensino de Genômica Nutricional no curso de Nutrição em uma Instituição de Ensino Superior de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul. Resultados: Foi constatado que as metodologias ativas atuaram de forma significativa em diversos indicadores, nos valores médios do ensino presencial, para a taxa de aprovação, taxa de reprovação e taxa de abandono, são respectivamente 47,9%, 1,7% e 50,4%. Em comparação aos valores de 84,8%, 11,3% e 3,9% para o ensino remoto.Conclusão: Este estudo demonstrou que a mediação das tecnologias digitais para o ensino remoto, devido ao COVID-19, são efetivas para a educação no ensino superior de Genômica Nutricional. No entanto, ainda que a taxa de aprovação foi aumentada e a taxa de abandono reduzida, é necessário ponderar para avaliar se o ensino remoto poderia ser uma alternativa permanente para este ensino. Foi observado uma melhora dos indicadores em cerca de 2 anos, porém ainda é desconhecido se o ensino remoto poderá continuar sendo a melhor abordagem para aprendizagem. Assim, sugere-se que sejam propostas novas formas de planejamento para um futuro ensino híbrido.

Palavras-chave

Genômica Nutricional, Nutrigenética, Nutrigenômica, epigenética, Ensino remoto, Ensino presencial, COVID-19, SARS-CoV-2.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.