GENETICANDO: UMA FORMA DE TECER SABERES

Code: 220709483
3
1
Título

GENETICANDO: UMA FORMA DE TECER SABERES

Autor(a):
  • Alice Lemos Costa

    Costa, A.L.

DOI
10.37885/220709483
Publicado em

01/10/2022

Páginas

193-210

Capítulo

14

Resumo

O conteúdo de genética no ensino médio é marcado por inúmeros desafios no processo de ensino e aprendizagem. A aplicação de temas abstratos como DNA, RNA, genes e segregação de alelos, por exemplo, possuem limitações que necessitam de metodologias alternativas para a sua aplicabilidade. Com isso, este trabalho apresenta na forma de relato, temas com dificuldades de aprendizagem: DNA, RNA e a síntese proteica; primeira Lei de Mendel; e segregação de alelos; que foram compilados em 4 aulas contendo metodologias diversificadas e acessíveis para aplicação em sala de aula. As atividades foram realizadas no ano de 2018 na Escola Estadual de Ensino Médio XV de Novembro, município de São Gabriel, Rio Grande do Sul, Brasil, contemplando uma turma do 2° ano do ensino médio noturno. Aulas teóricas, práticas e jogos foram realizados, e dentre as maiores dificuldades apresentadas no decorrer das atividades estavam o processo de meiose e a segregação dos alelos.

Palavras-chave

Genética, Disciplina de biologia, Atividade prática, Jogos didáticos.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.