GENETICANDO: UMA FORMA DE TECER SABERES
Alice Lemos Costa
Costa, A.L.
01/10/2022
193-210
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CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE: INTEGRANDO SABERES EM DIFERENTES CONTEXTOS
O conteúdo de genética no ensino médio é marcado por inúmeros desafios no processo de ensino e aprendizagem. A aplicação de temas abstratos como DNA, RNA, genes e segregação de alelos, por exemplo, possuem limitações que necessitam de metodologias alternativas para a sua aplicabilidade. Com isso, este trabalho apresenta na forma de relato, temas com dificuldades de aprendizagem: DNA, RNA e a síntese proteica; primeira Lei de Mendel; e segregação de alelos; que foram compilados em 4 aulas contendo metodologias diversificadas e acessíveis para aplicação em sala de aula. As atividades foram realizadas no ano de 2018 na Escola Estadual de Ensino Médio XV de Novembro, município de São Gabriel, Rio Grande do Sul, Brasil, contemplando uma turma do 2° ano do ensino médio noturno. Aulas teóricas, práticas e jogos foram realizados, e dentre as maiores dificuldades apresentadas no decorrer das atividades estavam o processo de meiose e a segregação dos alelos.
Genética, Disciplina de biologia, Atividade prática, Jogos didáticos.
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