GÊNERO, EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS): UM REFERENCIAL TEÓRICO

Code: 210805915
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Título

GÊNERO, EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS): UM REFERENCIAL TEÓRICO

Autores(as):
  • José Diêgo Leite Santana

    Santana, José Diêgo Leite

  • Marciano Antonio da Silva

    Silva, Marciano Antonio da

  • Allene Carvalho Lage

    Lage, Allene Carvalho

DOI
10.37885/210805915
Publicado em

31/10/2021

Páginas

182-190

Capítulo

12

Resumo

A discussão sobre as relações de gênero e diversidade se apresenta como necessidade na sociedade contemporânea, particularmente quando discutimos a educação. Na educação, as problematizações relacionadas ao tema têm sido marginalizadas. Educar no (re)conhecimento e respeito mútuo é uma proposta da educação em direitos humanos. A formação do(a) professor(a) nessa perspectiva torna-se centralidade nesse processo. Assim, indagamos: como as discussões sobre gênero e diversidade no processo de formação continuada dos(as) professores(as) contribuem para uma proposta de educação em direitos humanos? Objetivamos compreender como as discussões sobre gênero e diversidade no processo de formação continuada dos(as) professores(as) contribuem para uma proposta de educação em direitos humanos. O estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa de revisão bibliográfica. Consideramos, a partir das reflexões propostas, que a formação de professores(as) deve ser atravessada por múltiplas racionalidades e noções de humanismos mais diversas. Desse forma estaremos contribuindo para que haja o reconhecimento dos(as) sujeitos(as) e suas experiências e existências descartadas pela racionalidade moderna.

Palavras-chave

Gênero e diversidade, Formação de professores(as), Educação em direitos humanos.

Autor(a) Correspondente
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