GÊNERO, EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS): UM REFERENCIAL TEÓRICO
José Diêgo Leite Santana
Santana, José Diêgo Leite
Marciano Antonio da Silva
Silva, Marciano Antonio da
Allene Carvalho Lage
Lage, Allene Carvalho
31/10/2021
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DIREITOS HUMANOS NA CONTEMPORANEIDADE: PROBLEMAS E EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA - VOLUME 2
A discussão sobre as relações de gênero e diversidade se apresenta como necessidade na sociedade contemporânea, particularmente quando discutimos a educação. Na educação, as problematizações relacionadas ao tema têm sido marginalizadas. Educar no (re)conhecimento e respeito mútuo é uma proposta da educação em direitos humanos. A formação do(a) professor(a) nessa perspectiva torna-se centralidade nesse processo. Assim, indagamos: como as discussões sobre gênero e diversidade no processo de formação continuada dos(as) professores(as) contribuem para uma proposta de educação em direitos humanos? Objetivamos compreender como as discussões sobre gênero e diversidade no processo de formação continuada dos(as) professores(as) contribuem para uma proposta de educação em direitos humanos. O estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa de revisão bibliográfica. Consideramos, a partir das reflexões propostas, que a formação de professores(as) deve ser atravessada por múltiplas racionalidades e noções de humanismos mais diversas. Desse forma estaremos contribuindo para que haja o reconhecimento dos(as) sujeitos(as) e suas experiências e existências descartadas pela racionalidade moderna.
Gênero e diversidade, Formação de professores(as), Educação em direitos humanos.
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