GÊNERO E INTERSEXUALIDADE: PARA ALÉM DAHETERONORMATIVIDADE
Ana Karina Canguçu-Campinho
Canguçu-Campinho, Ana Karina
Isabel Maria Sampaio Oliveira Lima
Lima, Isabel Maria Sampaio Oliveira
Andrea Santana Leone de Souza
Souza, Andrea Santana Leone de
04/01/2021
359-366
26
Objetivo: discutir o conceito de gênero na perspectiva dos familiares de crianças intersexo. Métodos: O trabalho adota uma abordagem metodológica de caráter qualitativo mediante revisão de literatura, revisão legislativa e entrevista com os familiares de crianças intersexo cadastrados no Ambulatório de Genética do Hospital das Clínicas em Salvador-Bahia. Resultados: Os resultados evidenciam que, os familiares continuam utilizando um conceito de gênero binário e heteronormativo, impondo comportamentos entendidos como “normais” e punindo quando o comportamente extrapola este entendimento. Considerações finais: Considerando a complexidade que a condição intersexual da criança envolve, tanto pela natureza interdisciplinar, quanto pela demanda de proteção da saúde, bem como, considerando o atual debate sobre o conceito de gênero e heteronormatividade, urge uma clara política pública de informação que promova uma consciência crítica do binarismo imposto à sociedade na perspectiva do respeito à diversidade e à dignidade da pessoa humana. Necessária, portanto, uma estratégia de educação em direitos humanos
Intersex, gênero, Binarismo, heteronormatividade, Educação em Direitos Humanos
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.