GASTO PÚBLICO NA EDUCAÇÃO A PARTIR DO BALANCED SCORECARD

Code: 210906178
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Título

GASTO PÚBLICO NA EDUCAÇÃO A PARTIR DO BALANCED SCORECARD

Autores(as):
  • Sheila de Oliveira Goulart

    Goulart, Sheila de Oliveira

  • Murilo da Silva Dornelles

    Dornelles, Murilo da Silva

  • Maria Lúcia Viana Cardoso

    Cardoso, Maria Lúcia Viana

  • Daniela Fernandes de Freitas

    Freitas, Daniela Fernandes de

  • Dienifer Pauleski Della Justina

    Della Justina, Dienifer Pauleski

DOI
10.37885/210906178
Publicado em

01/12/2021

Páginas

129-142

Capítulo

8

Resumo

Nos últimos anos, grande parte das organizações privadas tem adotado um sistema de medição de desempenho organizacional denominado Balanced Scorecard – BSC, o qual tem como objetivo avaliar um conjunto medidas relacionadas a ativos tangíveis e intangíveis. Na administração pública, a criação ou adaptação da metodologia ainda é um desafio a vencer. Posto isto, esta pesquisa teve como objetivo propor um modelo de BSC para uma instituição federal de ensino, excluindo e incluindo perspectivas financeiras e não financeiras. A metodologia utilizada foi qualitativa, exploratória e documental. Os resultados demonstram que o BSC pode contribuir para uma maior eficiência dos dispêndios nas instituições de educação. Conclui-se que uma proposta de BSC é apenas uma contribuição para analisar um tipo de gasto público que perpassa a esfera financeira, viabilizando a ampliação de ganhos das ações governamentais, com vistas à geração de insumos para o aprendizado e crescimento que, na esfera pública, nunca tem fim.

Palavras-chave

Balanced Scorecard, Qualidade do Gasto Público, Educação.

Autor(a) Correspondente
Licença

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