GASTO PÚBLICO NA EDUCAÇÃO A PARTIR DO BALANCED SCORECARD
Sheila de Oliveira Goulart
Goulart, Sheila de Oliveira
Murilo da Silva Dornelles
Dornelles, Murilo da Silva
Maria Lúcia Viana Cardoso
Cardoso, Maria Lúcia Viana
Daniela Fernandes de Freitas
Freitas, Daniela Fernandes de
Dienifer Pauleski Della Justina
Della Justina, Dienifer Pauleski
01/12/2021
129-142
8
ADMINISTRAÇÃO: PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO E SUAS TENDÊNCIAS - VOLUME 3
Nos últimos anos, grande parte das organizações privadas tem adotado um sistema de medição de desempenho organizacional denominado Balanced Scorecard – BSC, o qual tem como objetivo avaliar um conjunto medidas relacionadas a ativos tangíveis e intangíveis. Na administração pública, a criação ou adaptação da metodologia ainda é um desafio a vencer. Posto isto, esta pesquisa teve como objetivo propor um modelo de BSC para uma instituição federal de ensino, excluindo e incluindo perspectivas financeiras e não financeiras. A metodologia utilizada foi qualitativa, exploratória e documental. Os resultados demonstram que o BSC pode contribuir para uma maior eficiência dos dispêndios nas instituições de educação. Conclui-se que uma proposta de BSC é apenas uma contribuição para analisar um tipo de gasto público que perpassa a esfera financeira, viabilizando a ampliação de ganhos das ações governamentais, com vistas à geração de insumos para o aprendizado e crescimento que, na esfera pública, nunca tem fim.
Balanced Scorecard, Qualidade do Gasto Público, Educação.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.