GAMIFICAÇÃO DA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM FÍSICA COM A APLICAÇÃO DO JOGO SÉRIO ZEEMAN

Code: 221111039
Downloads
19
Views
3
Compartilhe
Título

GAMIFICAÇÃO DA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM FÍSICA COM A APLICAÇÃO DO JOGO SÉRIO ZEEMAN

Autores(as):
  • Pedro Alves Fontes Neto

  • Edson Firmino Viana De Carvalho

DOI
  • DOI
  • 10.37885/221111039
    Publicado em

    29/12/2022

    Páginas

    43-60

    Capítulo

    3

    Resumo

    Um desafio enfrentado pelos professores é tornar suas aulas e avaliações mais atrativas e participativas dentro dos processos de ensino, aprendizagem e avaliativo. O processo avaliativo pode assumir diversos métodos e fazer uso de muitos instrumentos pedagógicos, dentre eles os games educacionais. Os games possuem como característica intrínseca a ludicidade e os desafios contidos em suas fases, o que mantém crianças e adolescentes cativos durante um bom tempo quando estão jogando. Ao se considerar que os indivíduos possuem particularidades que os levam a uma forma específica de aprendizagem e que cada um organiza seu processo cognitivo para resolver problemas, pode-se facilmente relacionar tais capacidades à habilidade estratégica proposta por um game. Nesta perspectiva, a aprendizagem da Física está relacionada ao desenvolvimento do raciocínio dedutivo e lógico que também pode ser desenvolvido nos alunos quando estão jogando, visto que no jogo é preciso ter estratégias e raciocínio rápido quando os jogadores são submetidos a situações problemas. Assim, foi proposto a substituição da avaliação da aprendizagem por um serious game (jogo sério), em que foi possível analisar o progresso de um determinado grupo de alunos quanto a aprendizagem do conteúdo de dinâmica newtoniana. A metodologia da pesquisa foi a qualitativa e quantitativa aplicada em um estudo de caso direcionada a uma turma da 1ª Série do Ensino Médio do Instituto Federal do Maranhão - Campus Bacabal. Os resultados apontam uma participação mais ativa dos alunos nas aulas, além de uma melhora no rendimento e engajamento dos alunos nas avaliações.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    Game educativo, gamificação da avaliação, dinâmica newtoniana.

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.