FUTEBOL BASEADO EM EVIDÊNCIAS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA CIÊNCIA DO ESPORTE NO BRASIL

Code: 210705542
Downloads
110
Views
44
Compartilhe
Título

FUTEBOL BASEADO EM EVIDÊNCIAS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA CIÊNCIA DO ESPORTE NO BRASIL

Autores(as):
  • Cristiano Diniz Silva

  • João Gustavo Claudino

  • Emerson Silami Garcia

DOI
  • DOI
  • 10.37885/210705542
    Publicado em

    30/08/2021

    Páginas

    94-117

    Capítulo

    7

    Resumo

    Objetivo: identificar os principais motivos da aplicação incipiente da ciência no futebol. Da mesma forma, apontar as principais barreiras no processo de produção e transferência de conhecimento, debatendo gargalos de implementação. Por fim, apresentar um modelo conceitual e recomendações que possam colaborar com a superação desses desafios e lacunas (“gaps”), trazendo perspectivas para o aprimoramento do futebol brasileiro. Métodos: adotou-se uma “revisão narrativa da literatura”, de modo a obter uma síntese sobre o tema. Resultados: 15 trabalhos foram considerados para leitura e análise. Restrições de tempo e acesso à literatura científica, (pré-)julgamento de que a maioria das investigações não são aplicáveis, não consideração da real complexidade do esporte e divergências sobre o real interesse do corpo de treinadores são os principais “gaps” apontados. Outros “gaps” que repercutem são: ineficiência da comunicação científica atual, ausência de provas de eficácia pós implementação ou ausência de eventos mais específicos para treinadores de elite. Propusemos um modelo conceitual para o desenvolvimento da ciência do futebol brasileiro a partir desses “gaps”, integrando a “pesquisa-aplicação” com a abordagem transdisciplinar em cooperação mútua institucional (universidades/empresas/clubes/federações/confederações), bem como formas mais efetivas para transferência do conhecimento, implementação e retroalimentação processual. Considerações finais: no futebol de alto rendimento ainda existem dogmatismos, preconceitos, teoricismos e praticismos que precisam ser superados. Esperamos que o modelo conceitual proposto possa servir de reflexão e diminuição das divergências entre ciência e mundo real. Aumentar a cientificidade do futebol brasileiro poderá trazer vantagens competitivas, melhora da treinabilidade e manejo da saúde do atleta, performance e desenvolvimento de todo o ecossistema na indústria do esporte.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    Futebol, Prática baseada em evidências, Pesquisa transdisciplinar, Cooperação Técnica, Instituições, Medicina do Esporte.

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.