FUNÇÕES INORGÂNICAS EM QUADRINHOS: UMA FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CONCEITOS QUÍMICOS NO ENSINO MÉDIO
Mayker Lazaro Dantas Miranda
Miranda, Mayker Lazaro Dantas
Davi Souza Ramos
Ramos, Davi Souza
Amanda Resende Fernandes
Fernandes, Amanda Resende
Nicolas Ferreira Lima Alves
Alves, Nicolas Ferreira Lima
Geovana Aparecida Oliveira Araújo
Araújo, Geovana Aparecida Oliveira
26/02/2022
109-133
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EDUCAÇÃO, MÚSICA E ARTES: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS NO CONTEXTO ESCOLAR
As Histórias em Quadrinhos (HQs) são utilizadas como uma forma didática divertida e estimuladora do ensino de diversas disciplinas. Por serem ricas em linguagem verbal e não verbal, sua utilização na área de ensino já foi recomendada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Atualmente as HQs também são utilizadas pelos professores da área das Ciências da Natureza como facilitadora da apropriação da linguagem científica. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi elaborar diferentes HQs para ensinar os conceitos básicos de funções inorgânicas (ácidos, bases, sais e óxidos). Fruto de um projeto de ensino, foram selecionadas quatro turmas de primeiro ano do ensino médio integrado a diferentes cursos técnicos sendo eles: “Desenvolvimento de Sistemas”, “Programação de Jogos Digitais”, “Comércio A e B”, todos do Instituto Federal do Triângulo Mineiro – Campus Uberlândia Centro. As HQs criadas pelos alunos revelaram um trabalho em equipe criativo, no qual os conceitos básicos de funções inorgânicas foram discutidos. Em resumo, pôde-se observar que a utilização desta prática metodológica em sala de aula proporcionou um maior envolvimento e aprendizado dos alunos.
IFTM-Campus UDICENTRO, Ensino de Química, Aprendizagem Significativa, HQs.
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