FUNÇÕES DIDÁTICAS RELAÇÃO ENTRE AS DIFERENTES FUNÇÕES DIDÁTICAS

Code: 220408574
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Título

FUNÇÕES DIDÁTICAS RELAÇÃO ENTRE AS DIFERENTES FUNÇÕES DIDÁTICAS

Autor(a):
  • Felizardo Vasco Domingos Maceia

    Maceia, Felizardo Vasco Domingos

DOI
10.37885/220408574
Publicado em

30/08/2022

Páginas

80-96

Capítulo

5

Resumo

Levando em consideração as práticas educacionais, a didática é um elemento chave na formação dos professores de todos os níveis, pois busca providenciar respostas a todas as demandas apresentadas pela sociedade à área pedagógica, sobre o desenvolvimento da prática no dia a dia na sala de aula, por meio de princípios construídos sobre a realidade concreta dessa prática, envolvendo um saber tecnológico que implica técnicas e regras sobre como ensinar. E as “funções didáticas” são orientações que ajudam o professor a dirigir o processo completo de aprendizagem e de aquisição de diferentes qualidades, destacando: (Introdução-Motivação, Mediação-assimilação, Domínio-Consolidação e Controle-Avaliação). Elas têm uma grande ligação entre si e são executadas de uma maneira dependente, sobrepondo-se umas das outras durante as diferentes etapas do processo de ensino e processo de aprendizagem. Atendendo e considerando que, uma função didática abre o caminho para a efetivação da outra e que o sucesso de uma depende o sucesso da outra. Neste contexto, o artigo tem como objetivo principal de buscar, refletir, compreender, interpretar e comparar em como devem ser utilizadas na panificação docente.

Palavras-chave

Didática, Funções didáticas, Formação docente, Processo de ensino e aprendizagem.

Autor(a) Correspondente
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