FUNÇÃO EXECUTIVA ‘PLANEJAMENTO’ E O SUBTESTE LABIRINTO DO WISC-III

Code: 211106548
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Título

FUNÇÃO EXECUTIVA ‘PLANEJAMENTO’ E O SUBTESTE LABIRINTO DO WISC-III

Autores(as):
  • Teresa Helena Schoen

  • Gilvaneide Maria Barbosa Kamiya

DOI
  • DOI
  • 10.37885/211106548
    Publicado em

    02/12/2021

    Páginas

    250-266

    Capítulo

    15

    Resumo

    Introdução: As Funções Executivas referem-se ao conjunto de habilidades autorregulatórias envolvidas na modulação do pensamento, emoção e ação direcionada a objetivos conscientes. Objetivo: Avaliar a função executiva “planejamento” de adolescentes de um ambulatório multidisciplinar especializado, por meio do subteste Labirintos do WISC-III. Método: Realizou-se uma pesquisa documental, retrospectiva em prontuários clínicos de adolescentes (10 a 16 anos), que passaram por avaliação psicológica em um ambulatório multidisciplinar especializado da Universidade Federal de São Paulo, no período de 1999 a 2019. Resultados: Verificou-se que a média do subteste Labirintos foi 7 (valor de referência: 10+3). Observou-se que os adolescentes alcançaram pontuações mais baixas que o valor de referência preconizado pelo manual do WISC-III: dois terços dessa população obtiveram QI Verbal entre 70 e 105, QI de Execução entre 66 e 102, e QI Total entre 65 e 105 (valor de referência: 100+15, entre 85 e 115). Considerações Finais: Os pontos brutos foram mais altos quanto mais velho era o adolescente avaliado. As correlações entre a média ponderada do subteste Labirintos e os outros subtestes do WISC-III, assim como com as escalas e índices, foram mais altas que na amostra original americana, embora fossem de fracas a moderadas. Os participantes deste trabalho eram pacientes em avaliação psicológica, portanto recomenda-se cautela quanto à generalização dos resultados.

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    Palavras-chave

    Adolescente, Funções executivas, Subteste Labirinto, WISC.

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