FUNÇÃO ESTÉTICA SUSTENTÁVEL: RESSIGNIFICANDO O DESIGN PARA A SUSTENTABILIDADE

Code: 220809712
8
0
Título

FUNÇÃO ESTÉTICA SUSTENTÁVEL: RESSIGNIFICANDO O DESIGN PARA A SUSTENTABILIDADE

Autores(as):
  • Lucas Farinelli Pantaleão

    PANTALEÃO, L. F.

  • Olympio José Pinheiro

    PINHEIRO, O. J.

  • Marizilda Dos Santos Menezes

    MENEZES, M. S.

DOI
10.37885/220809712
Publicado em

29/12/2022

Páginas

50-65

Capítulo

4

Resumo

Objetiva-se contribuir para a reflexão de projeto e planejamento de produtos, frente à uma nova concepção do design, onde o foco destina-se a promover alternativas para ressignificar a atual cultura material e de consumo, no contexto da sociedade pós-industrial contemporânea. Visa-se, mais precisamente, contribuir para introdução à uma abordagem do design voltado à conscientização e à promoção de uma “Estética Sustentável” (Walker). Neste sentido, levam-se em conta contribuições conceituais acerca da inter-relação entre teoria e prática, ética e estética no processo de concepção dos produtos, nos quais se articulem a função estética à função prática e à função simbólica, de modo a focalizar e privilegiar uma “função estética sustentável” (Pantaleão). Em um plano mais abrangente procura-se contribuir para uma reflexão do processo criativo do ato de projetar (fazer design) de modo a sintonizar a sociedade com os novos paradigmas sistêmicos, holísticos e ecológicos, no que se refere à influência das configurações est/éticas, como elemento fomentador de estímulos consumistas.

Palavras-chave

Design de Produto, Teoria e Metodologia do Design, Estética da Sustentabilidade, Cultura Material, Função Estética Sustentável.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.