FRAÇÕES: OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS PRESENTES EM LIVROS DIDÁTICOS DE 4º E 5º ANOS
Ademir Brandão Costa
Costa, Ademir Brandão
Idemar Vizolli
Vizolli, Idemar
Vânia Silva Araújo
Araújo, Vânia Silva
04/02/2021
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EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM PESQUISA: PERSPECTIVAS E TENDÊNCIAS - VOLUME 1
Um dos pressupostos dos estudos do francês Raymond Duval postula que a compreensão de conceitos matemáticos perpassa pela mobilização de diferentes registros de representação semiótica com seus respectivos tratamentos e conversões. Neste contexto, Biffi (2001) e Santana (2012), apresentam uma série de registros que possibilitam os estudantes compreenderem o conceito de fração. Isso nos conduziu a realizar uma investigação para identificar os registros de representação semiótica de fração presentes em livros didáticos de matemática de 4º e 5º Anos do Ensino Fundamental. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa realizado em cinco coleções de livros didáticos utilizados por professores da rede municipal de ensino de Araguaína, TO. As análises indicam a presença de registros de representação semiótica em língua natural, numérico (fracionário, decimal, percentual, proporcional), geométrico, tabela e gráfico, mas nem sempre os autores dão a devida atenção ao processo de conversão. Isso nos leva supor que os professores necessitam se apropriar do conceito de fração, fazendo uso de diferentes registros de representação semiótica com assento no processo de conversão.
Registro de Representação Semiótica. Fração. Livros Didáticos de Matemática. Professores de Anos Inicias.
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