FORMANDO PROFESSORES/AS DE QUÍMICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: OBSERVAÇÃO, ANÁLISE E REFLEXÕES SOBRE AS HABILIDADES DE ENSINO

Code: 231114976
7
0
Título

FORMANDO PROFESSORES/AS DE QUÍMICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: OBSERVAÇÃO, ANÁLISE E REFLEXÕES SOBRE AS HABILIDADES DE ENSINO

Autores(as):
  • Dulcinéia Da Silva Adorni

    ADORNI, Dulcinéia da Silva

  • Gustavo Wendel Rodrigues Alves

    ALVES, Gustavo Wendel Rodrigues

DOI
10.37885/231114976
Publicado em

01/03/2024

Páginas

110-131

Capítulo

8

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa qualiquantitativa, desenvolvida como parte das atividades de Estágio II do curso de Licenciatura em Química da UESB/Itapetinga. O objetivo principal foi investigar as habilidades de ensino utilizadas pelos/as professores/as na Educação Básica e sua análise no contexto da formação inicial para a docência em Química. A coleta de dados foi realizada por meio de observação direta em sala de aula, contemplando um total de 24 aulas de Química em uma instituição de Ensino Médio da rede pública no município de Itapetinga-BA. O registro dessas observações foi conduzido utilizando um protocolo elaborado de acordo com a proposta de Carvalho (1989). As habilidades de ensino investigadas foram: olhar para o/a aluno/a, introduzir a aula, fazer questionamentos, empregar reforços e ilustrar com exemplos. Os resultados destacaram a relevância das habilidades de ensino na dinâmica das aulas, centrando-se na interação professor/a-aluno/a e na promoção da aprendizagem significativa. Cada uma das habilidades analisadas demonstrou potencial para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, colocando o/a aluno/a como protagonista na construção do conhecimento. Além disso, a experiência formativa proporcionada aos/às licenciandos em Química no componente curricular Estágio II ampliou a compreensão sobre a profissão docente, estimulando a reflexão crítica sobre aspectos e elementos que, comumente, são tidos como triviais, mas que apresentam diferentes graus de complexidade no contexto pedagógico.

Palavras-chave

Estágio Curricular, Habilidades de Ensino, Aprendizagem Docente, Formação Inicial em Química.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.