FORMAÇÃO PERSONALIZADA EM TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL..

Code: 220709517
9
20
Título

FORMAÇÃO PERSONALIZADA EM TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL..

Autores(as):
  • Paola Chaves De Oliveira

    OLIVEIRA, P. C. de

  • Caroline Lengert

    LENGERT, C.

DOI
10.37885/220709517
Publicado em

06/09/2022

Páginas

578-589

Capítulo

41

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH V

Resumo

Este estudo teve por objetivo entender o que os professores de um Centro de Educação Infantil da rede municipal de Lages/SC, já conhecem e o que precisam aprender sobre as tecnologias educacionais digitais. A partir destas informações, propor uma formação para que estes profissionais utilizem as tecnologias em sua prática docente. Utilizou-se como método a pesquisa-ação, em duas etapas: a primeira delas o levantamento dos conhecimentos prévios e das lacunas de formação dos pesquisados através de um questionário e, na segunda etapa, a realização de formações personalizadas com os professores com o intuito de orientá-los para o uso das tecnologias digitais em seu trabalho docente. Com os dados da primeira etapa foi possível entender as dificuldades que os professores têm em relação ao uso das tecnologias digitais e propor formações personalizadas para atender essas questões específicas, proporcionando uma experiência de aprendizagem efetiva para os professores. A realização da formação personalizada para o uso das tecnologias digitais na educação infantil mostrou-se interessante e promissora por trabalhar de forma direcionada com cada professor, facilitando a apropriação das informações e a utilização do que foi aprendido no fazer profissional.

Palavras-chave

Formação de professores, Formação personalizada, Tecnologias digitais, Educação infantil.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.