FORMAÇÃO MATEMÁTICA DE PROFESSORES QUE ENSINAM NOS ANOS INICIAIS: UMA RETROSPECTIVA
Renata Camacho Bezerra
Bezerra, Renata Camacho
Maria Raquel Miotto Morelatti
Morelatti, Maria Raquel Miotto
04/02/2021
311-330
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EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM PESQUISA: PERSPECTIVAS E TENDÊNCIAS - VOLUME 1
O artigo que ora apresentamos é uma pesquisa teórica e histórica que discute e apresenta a formação do professor polivalente e que ensina Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental no Brasil, da chegada dos portugueses até os dias atuais. Ao visitarmos a história constatamos que a formação dos professores sempre foi delegada a segundo plano, fazendo com que isso tivesse várias consequências, dentre elas, citamos o desprestigio da profissão, baixos salários, baixa qualificação do corpo docente, predominância feminina, lacunas na aprendizagem dos professores e, ainda, uma escassez de pessoas interessadas na docência, problema aliás que vem se agravando com o passar dos anos, ocasionando a falta de docentes em algumas áreas e regiões do país. A formação precária dos professores sempre foi alvo de muitos estudos e pesquisas, especificamente, no que tange a Matemática. Foi nosso objetivo ao longo dos materiais pesquisados compreender como a formação do professor polivalente foi realizada ao longo da história e consequentemente a formação matemática. Compreendendo a história da formação de professores no país, bem como, se deu a formação do professor que ensina matemática ao longo dos tempos é possível inferir que o problema é histórico e que somente com um investimento maciço e planejado na formação (inicial e continuada) dos docentes é que poderemos reverter a situação atual no qual se encontra a educação e a formação dos professores no Brasil.
Formação de Professores. Polivalente. Matemática. Anos Iniciais.
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