FORMAÇÃO MATEMÁTICA DE PROFESSORES QUE ENSINAM NOS ANOS INICIAIS: UMA RETROSPECTIVA

Code: 201202404
16
3
Título

FORMAÇÃO MATEMÁTICA DE PROFESSORES QUE ENSINAM NOS ANOS INICIAIS: UMA RETROSPECTIVA

Autores(as):
  • Renata Camacho Bezerra

    Bezerra, Renata Camacho

  • Maria Raquel Miotto Morelatti

    Morelatti, Maria Raquel Miotto

DOI
10.37885/201202404
Publicado em

04/02/2021

Páginas

311-330

Capítulo

19

Resumo

O artigo que ora apresentamos é uma pesquisa teórica e histórica que discute e apresenta a formação do professor polivalente e que ensina Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental no Brasil, da chegada dos portugueses até os dias atuais. Ao visitarmos a história constatamos que a formação dos professores sempre foi delegada a segundo plano, fazendo com que isso tivesse várias consequências, dentre elas, citamos o desprestigio da profissão, baixos salários, baixa qualificação do corpo docente, predominância feminina, lacunas na aprendizagem dos professores e, ainda, uma escassez de pessoas interessadas na docência, problema aliás que vem se agravando com o passar dos anos, ocasionando a falta de docentes em algumas áreas e regiões do país. A formação precária dos professores sempre foi alvo de muitos estudos e pesquisas, especificamente, no que tange a Matemática. Foi nosso objetivo ao longo dos materiais pesquisados compreender como a formação do professor polivalente foi realizada ao longo da história e consequentemente a formação matemática. Compreendendo a história da formação de professores no país, bem como, se deu a formação do professor que ensina matemática ao longo dos tempos é possível inferir que o problema é histórico e que somente com um investimento maciço e planejado na formação (inicial e continuada) dos docentes é que poderemos reverter a situação atual no qual se encontra a educação e a formação dos professores no Brasil.

Palavras-chave

Formação de Professores. Polivalente. Matemática. Anos Iniciais.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.