FORMAÇÃO INTEGRAL PARA O SÉCULO XXI: MORALIDADE, SENTIMENTOS E IDENTIDADE

Code: 231014686
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Título

FORMAÇÃO INTEGRAL PARA O SÉCULO XXI: MORALIDADE, SENTIMENTOS E IDENTIDADE

Autores(as):
  • Fernanda Filgueiras

    Filgueiras, Fernanda

  • Fernando Jorge Moreira

    Moreira, Fernando Jorge

DOI
10.37885/231014686
Publicado em

30/10/2023

Páginas

110-118

Capítulo

6

Resumo

O século XXI requer o desenvolvimento de competências e habilidades que privilegiem o sentido ético da educação e o exercício da cidadania. Desse modo, entendemos que a transformação de si e da sociedade deve ser o fio condutor de todo o processo educativo e, portanto, se faz urgente repensar o modelo educacional até então estabelecido. Nesse sentido, as possibilidades aqui apresentadas podem ser um caminho possível para uma formação ética e cidadã de sujeitos ativos na construção de si mesmos e do mundo. Desse modo, são objetivos deste artigo promover uma reflexão sobre os conceitos de afetividade, moralidade e identidade e a formação integral de crianças e jovens. Além disso, contribuir com os estudos que já vêm sendo realizados nesse campo temático, bem como suscitar outras pesquisas nessa área. Nos limites deste trabalho acadêmico empregamos o método bibliográfico, seguido de uma análise dos conceitos de afetividade, moralidade e identidade como dimensões fundamentais da formação integral. Nossa intenção é fortalecer o trabalho pedagógico humanista, considerando o papel social que nós ocupamos como educadores que atuam na educação pública, contribuindo com os estudos e as práticas pedagógicas voltados para uma sociedade mais próspera, justa e sustentável.

Palavras-chave

Afetividade, Formação Integral, Identidade. Moralidade.

Autor(a) Correspondente
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