FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTAS FACILITADORAS PARA O ENSINO DE GENÉTICA

Code: 210805902
12
7
Título

FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTAS FACILITADORAS PARA O ENSINO DE GENÉTICA

Autores(as):
  • Ana Cecilia Ribeiro dos Santos

    Santos, Ana Cecilia Ribeiro dos

  • Luciana Larissa Gama de Oliveira

    Oliveira, Luciana Larissa Gama de

  • Luciana de Nazaré Farias

    Farias, Luciana de Nazaré

DOI
10.37885/210805902
Publicado em

31/10/2021

Páginas

182-200

Capítulo

14

Resumo

Objetivo: este estudo buscou instigar os licenciandos do curso de Ciências Biológicas da Universidade do estado do Pará, por meio de um curso baseado em tutoriais, a produzir e aplicar em sala de aula ferramentas facilitadoras para o ensino-aprendizagem do conteúdo de genética. Para tanto, foi feito o levantamento sobre os conhecimentos prévios dos participantes da pesquisa, acerca das ferramentas facilitadoras para o ensino de genética, com intuito de promover uma maior produtividade. Método: Caracteriza-se como uma pesquisa-ação, por envolver a interação entre pesquisador e participantes na busca em compreender a problemática trabalhada, com uma abordagem qualitativa por coletar os dados de forma subjetiva. Os participantes da pesquisa foram um grupo de dezessete graduandos do sexto semestre com faixa etária entre 18 a 37 anos. Para coleta dos dados foi utilizado um questionário inicial, uma proposta de produção de ferramentas e um questionário final.O curso promoveu a produção de materiais de baixo custo sobre subtemas do conteúdo de genética. Resultados: A produção dos materiais foi exposta em um site criado gratuitamente para divulgação das ferramentas, com intuito de ser replicado por profissionais atuantes em sala de aula. Conclusão: o curso veio somar com esses professores em formação demonstrando na prática a responsabilidade que os mesmos irão possuir com seus futuros alunos, assim, os resultados evidenciam que tais discussões e práticas suscitaram mudanças significativas no relato formativo dos envolvidos.

Palavras-chave

Ensino-Aprendizagem, Pesquisa-Ação, Práticas-Pedagógicas, Professor-pesquisador.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.