FORMAÇÃO INICAL DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA PARA ENSINAR MATEMÁTICA

Code: 210404360
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Título

FORMAÇÃO INICAL DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA PARA ENSINAR MATEMÁTICA

Autor(a):
  • Ariane Luzia dos Santos

    Santos, Ariane Luzia dos

DOI
10.37885/210404360
Publicado em

02/06/2021

Páginas

288-296

Capítulo

19

Resumo

Objetivo: Este trabalho pretende apresentar um panorama das ementas das disciplinas Conteúdo e Metodologia do Ensino de Matemática; Conteúdo, Metodologia e Prática de Ensino de Matemática; e Fundamentos de Matemática da Educação Básica. Objetivo: Além disso, almeja – se contribuir para analisar a formação inicial em Matemática dos licenciados em Pedagogia que irão ministrar aulas na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Resultados: As ementas das disciplinas analisadas ainda não contemplam as unidades temáticas na área de Matemática conforme a Base Nacional Curricular Comum. Nesse caso são consideradas as quatro grandes áreas propostas nos Parâmetros Curriculares Nacionais, que foi homologado em 1997. Ademais, as disciplinas apresentam como objetivos principais analisar o currículo de Matemática da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental; discutir as atuais tendências em Educação Matemática; pesquisar e analisar materiais didáticos e práticas pedagógicas. Conclusão: Em geral, as disciplinas analisadas nos cursos de graduação em Pedagogia versam os pressupostos históricos, filosóficos e psicológicos que fundamentam o processo de ensino e aprendizagem em Matemática. Essas disciplinas versam mais a parte teórica do ensino de Matemática, de acordo com as áreas dos Parâmetros Curriculares Nacionais, mesmo trabalhando com pesquisa e elaboração de matérias didáticos – pedagógicos para subsidiar proposta de ensino de Matemática.

Palavras-chave

Formação de professores, ensino de Matemática, Pedagogia.

Autor(a) Correspondente
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