FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE FÍSICA: A CONTRIBUIÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Jonny Nelson Teixeira
Teixeira, Jonny Nelson
Conceição Gabriel Prestes
Prestes, Conceição Gabriel
Laíze Batista Do Nascimento Santos
Santos, Laíze Batista do Nascimento
Marcos Paulo Quibao Filho
Quibao Filho, Marcos Paulo
31/08/2023
575-582
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A formação do professor de Física no Brasil vem sofrendo diversas mudanças aolongo dos anos, principalmente por causa das mudanças nas legislações de formação deprofessores, dedicando tempos maiores às práticas pedagógicas e aos estágiossupervisionados. O número de professores deste componente, entretanto, ainda não ésuficiente para suprir a sua falta no país, embora a realidade estivesse mudando em 15anos. Essa realidade começa a mudar a partir de 2005, por causa da criação de novasUniversidades Federais (UF) e, em 2008, com a criação dos Institutos Federais deEducação, Ciência e Tecnologia (IF) estes últimos destinando no mínimo 20% de vagaspara a formação inicial de professores, prioritariamente nos componentes curriculares comfalta histórica de professores. Esse trabalho decorre de uma pesquisa ainda em andamentono Instituto Federal de São Paulo que analisa o crescimento da oferta de vagas emLicenciatura em Física nos IF e levanta hipóteses acerca da qualidade da formação inicialde professores a partir da analise dos Projetos Pedagógicos de Curso e do número eformato de disciplinas metodológicas, que aliam as teorias educacionais e as diversasestratégias de ensino aprendizagem trabalhadas nestas disciplinas.
Formação de professores, Currículo de Física, BNCC Física, disciplinas metodológicas.
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