FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE FÍSICA: A CONTRIBUIÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Code: 230814034
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Título

FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE FÍSICA: A CONTRIBUIÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Autores(as):
  • Jonny Nelson Teixeira

    Teixeira, Jonny Nelson

  • Conceição Gabriel Prestes

    Prestes, Conceição Gabriel

  • Laíze Batista Do Nascimento Santos

    Santos, Laíze Batista do Nascimento

  • Marcos Paulo Quibao Filho

    Quibao Filho, Marcos Paulo

DOI
10.37885/230814034
Publicado em

31/08/2023

Páginas

575-582

Capítulo

48

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH XII

Resumo

A formação do professor de Física no Brasil vem sofrendo diversas mudanças aolongo dos anos, principalmente por causa das mudanças nas legislações de formação deprofessores, dedicando tempos maiores às práticas pedagógicas e aos estágiossupervisionados. O número de professores deste componente, entretanto, ainda não ésuficiente para suprir a sua falta no país, embora a realidade estivesse mudando em 15anos. Essa realidade começa a mudar a partir de 2005, por causa da criação de novasUniversidades Federais (UF) e, em 2008, com a criação dos Institutos Federais deEducação, Ciência e Tecnologia (IF) estes últimos destinando no mínimo 20% de vagaspara a formação inicial de professores, prioritariamente nos componentes curriculares comfalta histórica de professores. Esse trabalho decorre de uma pesquisa ainda em andamentono Instituto Federal de São Paulo que analisa o crescimento da oferta de vagas emLicenciatura em Física nos IF e levanta hipóteses acerca da qualidade da formação inicialde professores a partir da analise dos Projetos Pedagógicos de Curso e do número eformato de disciplinas metodológicas, que aliam as teorias educacionais e as diversasestratégias de ensino aprendizagem trabalhadas nestas disciplinas.

Palavras-chave

Formação de professores, Currículo de Física, BNCC Física, disciplinas metodológicas.

Autor(a) Correspondente
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