FORMAÇÃO DOCENTE: UM OLHAR SOBRE A NECESSIDADE DAS TICS PARA VALORIZAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A INCLUSÃO

Code: 220809867
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Título

FORMAÇÃO DOCENTE: UM OLHAR SOBRE A NECESSIDADE DAS TICS PARA VALORIZAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A INCLUSÃO

Autor(a):
  • Domingas De Jesus Dos Mendes

    Mendes, Domingas De Jesus Dos Santos

DOI
10.37885/220809867
Publicado em

01/10/2022

Páginas

106-116

Capítulo

8

Resumo

O presente artigo aborda o tema formação docente e a necessidade das TICs para a valorização das práticas pedagógicas para a inclusão. Logo, apontamos como objetivo, analisar os avanços, desafios e as possibilidades da formação docente para a utilização adequada das TICs. Diante disso, problematizamos com a seguinte interrogação: Como está sendo a formação inicial e continuada dos docentes para trabalhar com a diversidade e com as TICs em sala de aula? Qual a importância e os benefícios da utilizam das TICs, adequadamente, em sala de aula com alunos deficientes? Para tanto, a pesquisa foi feita a partir de pesquisa bibliográfica na qual a primeira seção trata dos pontos a serem investigados. A segunda seção apresenta o aporte teórico todo da pesquisa. Na terceira seção apresenta-se a metodologia. Na quarta e última seção apontamos os resultados, incluindo os pontos positivos, negativos e as sugestões em relação à pesquisa que culminou com as considerações finais. Os resultados apontam que os cursos de formação de professores devem favorecer a formação de profissionais que, além de estarem preparados para a inclusão, possuam certo domínio das TICs e sejam capazes de incorporá-la aos processos de ensino aprendizagem dos educandos com necessidades especificas de aprendizagem. Portanto, a pesar dos avanços, mesmo que de forma “tímida”, em relação a inclusão dos alunos com necessidades educacionais nas salas de aulas regulares, percebemos que muito ainda deve ser feito para que se efetive a inclusão, que é direito de todos e garantido em lei.

Palavras-chave

Formação docente, TICs, Educação inclusiva.

Autor(a) Correspondente
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