FORMAÇÃO DOCENTE: RUPTURA NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Code: 221211132
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Título

FORMAÇÃO DOCENTE: RUPTURA NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Autores(as):
  • Alcemir Horácio Rosa

    Rosa, Alcemir Horácio

  • Daniel Nascimento-e-silva

    Nascimento-e-Silva , Daniel

  • Marcus Marcelo Silva Barros

    Barros, Marcus Marcelo Silva

DOI
10.37885/221211132
Publicado em

29/12/2022

Páginas

112-122

Capítulo

9

Resumo

A formação de professores se constitui como processo de desenvolvimento de aprendizagem; formado por etapas e fases que precisam acontecer gradativamente para a efetivação do processo. O debate sobre a aprendizagem através dos processos formativos, tanto inicial quanto continuado, é estratégico, uma vez que as práticas docentes são fundamentais para o desenvolvimento de uma educação de qualidade (ROSA e NASCIMENTO-E-SILVA). Isso é o que possibilita uma atuação docente efetiva. O problema é que alguns estudos têm demonstrado que a formação, em especial a continuada de professores, não vem alcançando sua efetividade enquanto processo de aprendizagem. E com base nessa suspeita, que não raramente é observada nos ambientes educacionais, esta pesquisa levantou a hipótese de que o processo de aprendizagem pode estar sofrendo alguma ruptura no desenvolvimento de suas etapas (CHIMENTÃO, 2009; e, SOUSA, 2017). Com esta demanda, o trabalho trouxe como objetivo compreender como se dá a ruptura no desenvolvimento da aprendizagem na formação continuada de professores. Contudo, cabe ressaltar que embora o tema seja de grande importância, não há estudos específicos sobre a ruptura no processo de aprendizagem da formação continuada. Então, o estudo precisou fazer uma análise indutiva, em que se fez um levantamento sobre a ruptura no processo de desenvolvimento da aprendizagem, e a partir disso, fez-se inferências para o campo da formação continuada. Foi utilizado o Método Científico-Tecnológico (NASCIMENTO-E-SILVA, 2019) como roteiro para a estruturação da questão norteadora, coleta de trabalhos, organização dos dados e na constituição da resposta. A pesquisa foi realizada dentro de um recorte temporal de 10 anos (2012 a 2021). Esse recorte foi necessário para levantar o que a ciência tinha de informações dentro de um tempo razoável, embora se identificasse que o campo de estudo da ruptura da aprendizagem fosse extremamente carente. Os resultados alcançados identificaram que a ruptura no processo de aprendizagem, em geral, bem como da formação continuada de professores ocorre por meio de dois fatores principais: 1) pela desarticulação das etapas de aprendizagem e 2) pelo rompimento do processo de aprendizagem.

Palavras-chave

Formação docente, Aprendizagem, Ruptura, Formação continuada.

Autor(a) Correspondente
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