FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DO CLUBE DE MATEMÁTICA: O MOVIMENTO DE CONSTITUIR-SE PROFESSOR QUE ENSINA OU ENSINARÁ MATEMÁTICA
FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DO CLUBE DE MATEMÁTICA: O MOVIMENTO DE CONSTITUIR-SE PROFESSOR QUE ENSINA OU ENSINARÁ MATEMÁTICA
Halana Garcez Borowsky
Luana Pereira da Cunha
Simone Pozebon
31/10/2021
152-172
9
A matemática reflete o processo do desenvolvimento histórico da sociedade, no entanto, mesmo diante sua importância para intervenção na sociedade, a organização do ensino ainda é um desafio para os professores. Assumindo a perspectiva histórico-cultural, entendemos que o percurso da construção do ser professor percorre o mesmo caminho da humanização. Compreendemos que estar em um espaço formativo se configura como uma possibilidade para favorecer a constituição do ser professor, com isso temos como objetivo geral investigar as aprendizagens mobilizadas pelos sujeitos que participam do Clube de Matemática, no movimento de constituir-se professor que ensina ou ensinará matemática. Para isso, os dados foram produzidos a partir da imersão das autoras nas atividades desenvolvidas no âmbito do Clube de Matemática (CluMat), um projeto de extensão (PROEX/UFRN) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Além do acompanhamento de todas as ações do projeto também realizamos uma sessão reflexiva com projetos participantes, que resultou em dados organizados e apresentados através de cenas de um episódio formativo. A partir da produção e análise dos dados, podemos reiterar aspectos da organização do Clube que têm foco na aprendizagem da docência: a apropriação do referencial teórico-metodológico que norteia as ações do projeto; o compartilhamento como basilar para o desenvolvimento da atividade de ensino e o conhecimento matemático como produto de necessidades humanas. Assim, destacamos como resultado que a participação no CluMat representa para as clubistas (professoras que ensinam ou ensinarão matemática) possibilidades para aprender não apenas sobre ensinar matemática, mas também outros conhecimentos inerentes à docência.
Ler mais...Clube de Matemática, Formação inicial de professores, Educação matemática, Organização do ensino, Anos iniciais do Ensino Fundamental.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA EM PESQUISA: PERSPECTIVAS E TENDÊNCIAS
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.